terça-feira, 7 de janeiro de 2025

Jornalista Luiz Pires tem projeto criação de roteiro O menino jalapoeiro que conheceu o Papa, aprovado no edital da PNAB no TO

Documentário será sobre Dom José Moreira da Silva, Bispo de Porto Nacional

Jornalista e documentarista Luiza Pires. Foto: Jô Cristina 

O projeto “Criação de roteiro O menino jalapoeiro que conheceu o Papa”, foi um dos aprovados no edital Nº 22/2024, com aporte de recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – PNAB, Plano Anual de Aplicação de Recursos - PAAR 2024, da Secretaria de Estado da Cultura do Tocantins e Ministério da Cultura.

O Projeto resultará num roteiro que será disponibilizado numa plataforma na internet e sua leitura em um bate papo em uma escola pública da Capital. Mais informações podem ser obtidas via e-mail pretextooficina@gmail.com ou pelo WhatsApp (63) 9 9230-3182.

Segundo o proponente e realizador, o projeto será desenvolvido entre janeiro e maio de 2025 e constará de viagens para realização de entrevistas e levantamento de documentos, fotos e outros materiais. “Pretendemos produzir o documentário sobre a trajetória de Dom Moreira, desde seu nascimento na Fazenda Taquari, município de Ponte Alta do Tocantins, no Jalapão, até a sua ascensão ao bispado, coletando imagens atuais e resgatando documentos históricos em Ponte Alta do Tocantins, Porto Nacional, Arraias, Campos Belos, em Goiás, (onde Dom Moreira foi pároco, sucedendo o icônico bispo Dom Alano du Noday), Taguatinga, Gurupi, cidades onde foi pároco, e Januária, em Minas Gerais, onde foi bispo, antes de assumir a Diocese de Porto Nacional,” ressaltou Luiz Pires.

Ficha técnica

Luiz de Sousa Pires - Idealizador, proponente e realizador; Ronaldo Coelho Teixeira - Assessor de Imprensa; Maria Clara Araujo Gomes - Designer; José Sidinei Madalena Marques - Assistente de Produção; e Francisco Carvalho - Tradutor de Libras.

“Criação de roteiro O menino jalapoeiro que conheceu o Papa”

O projeto “Criação de roteiro O menino jalapoeiro que conheceu o Papa” visa realizar a criação de um roteiro de média metragem para documentar a história de vida do Bispo de Porto Nacional, Dom José Moreira da Silva, com foco na importância do trabalho desenvolvido pela Igreja Católica e Apostólica Romana no então Norte de Goiás, inclusive para estruturar a criação do hoje Estado do Tocantins. Com tempo de execução de cinco meses e apresentação do mesmo com bate papo em uma escola pública de Palmas, Tocantins.

Medidas de acessibilidade

Num segundo momento, quando da realização de bate papo em uma escola pública para o proponente falar acerca do processo de produção do roteiro, haverá a disponibilização de serviços de um tradutor de Libras e o espaço físico público conterá medidas de acessibilidade como rampas, banheiros adaptados e corrimões para pessoas portadoras de mobilidade reduzida.

Contrapartida social

Além da disponibilização gratuita do roteiro em uma plataforma na internet, o proponente irá realizar uma leitura seguida de uma conversa sobre o documentário em uma escola pública de Palmas, Tocantins.

Luiz Pires

O jornalista e documentarista Luiz Pires tem vasta experiência na área de documentários no Estado do Tocantins. Criador e primeiro presidente da Associação Tocantinense de Cinema e Vídeo (ATCV) é atual presidente da entidade. Foi diretor da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta Metragistas (ABD). De 1997 até 2002, tornou-se produtor e apresentador do programa PALMAS URGENTE e NOSSA TERRA TOCANTINS, primeiramente na TV Palmas, afiliada à Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão. Através do programa PALMAS URGENTE, desenvolveu intensas ações de inclusão social, beneficiando todos os setores da recém-criada Capital do Tocantins. Em dezembro último, foi eleito presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet) para o biênio 2025-2026.

Criou e realizou em praticamente em todos os setores de Palmas, o projeto Palmas Urgente Show, todos finais de semana, dando oportunidade e revelando muitos artistas palmenses. Recebeu o título de Jornalista do Ano, ofertado pelo CREA Tocantins, pelo seu trabalho à frente do programa PALMAS URGENTE. Através do programa NOSSA TERRA TOCANTINS documentou o Ciclo do Ouro na região que hoje compõe o Tocantins, Festas Religiosas do Estado, Festa das Sementes Tradicionais do Povo Krahô, temporadas de praia, aniversários de cidades, construção da infraestrutura do Tocantins, como asfaltamento de estradas construção de pontes, entre outras.

Algumas de suas obras

DOCUMENTÁRIO DOM ALANO, O APÓSTOLO DO TOCANTINS: Roteiro e Direção Luiz Pires; Diretora de Produção: Adrienne Rodriguez; Trilha sonora: Genésio Tocantins, músicas francesas de domínio público, músicas clássicas de domínio público. Longa metragem;

DOCUMENTÁRIO TOCANTINS HISTÓRIA VIVA: Direção Luiz Pires; Texto: Luiz Pires e José Sebastião Pinheiro; Trilha sonora Juraildes da Cruz; Narração: Genésio Tocantins. Curta metragem.

DOCUMENTÁRIO OS SONHOS DO ZÉ SIQUEIRA: Roteiro e Direção Luiz Pires; Imagens e edição: Sidinei Madalena Marques;

VIDEOCLIP MANAKEREKI: Autores: Wanda D´Almeida e Adalto Bento. Intérprete: Genésio Tocantins. Imagens: Edmilson Silva. Edição: Fabiana Araújo;

DOCUMENTÁRIO MANIFESTAÇÕES CULTURAIS (para participação do Tocantins no Ano Brasil França (2005): Roteiro e Direção Luiz Pires; Produção: Adrienne Rodrigues. Trilha sonora: Genésio Tocantins. Curta metragem. Imagens: Edmilson Silva;

Redes sociais do documentarista na internet:

Instagram – https://www.instagram.com/luizpiresto/ -

         https://www.instagram.com/melhorviagemlp/

Facebook – https://www.facebook.com/luiz.pires.7927408

Serviço

O quê: Projeto “Criação de roteiro O menino jalapoeiro que conheceu o Papa”, aprovado no edital da PNAB no Tocantins, será realizado pelo documentarista Luiz Pires

Como: Realização de entrevistas e busca de documentos e fotos históricas para composição do roteiro em cidades do Tocantins, Goiás e Minas Gerais

Quando: entre janeiro e maio de 2025

Informações: (63) 9 9230-3182

pretextooficina@gmail.com

 

Fundação Cultural de Palmas recebe exposição ‘Nativos’, de Fernando Amazônia

A Galeria Municipal de Artes da Fundação Cultural de Palmas (FCP) convida o público a visitar a exposição ‘Nativos’, do fotógrafo e indigenista Fernando Amazônia.


Foto: Divulgação

A mostra estará aberta de 7 a 31 de janeiro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas, e propõe uma reflexão sobre a presença histórica e contemporânea dos povos indígenas em Palmas e no Tocantins.

‘Nativos’ é fruto de uma iniciativa da Associação de Preservação Ambiental e Valorização da Vida (Ecoterra), fundada em 24 de setembro de 1995. Com uma trajetória de quase três décadas, a Ecoterra atua nas áreas de educação, cultura e meio ambiente, sempre com um compromisso profundo com a valorização da vida e o respeito às tradições indígenas.

Entre suas ações, destacam-se os intercâmbios étnicos, participação em eventos como jogos, fóruns e seminários indígenas, e programas de habitação social com cotas para grupos étnicos. Além disso, a associação promove capacitações tanto em escolas urbanas quanto em aldeias, consolidando uma abordagem ampla e inclusiva na defesa dos direitos e da cultura dos povos originários. Esse conjunto de ações contribuíram na classificação do projeto 'Nativos', no edital Nª 006/FCP, PROMIC 2013.  

Sobre ‘Nativos’

Resultado de uma relação orgânica e respeitosa de Fernando Amazônia com os povos indígenas, a exposição é composta por fotografias marcadas por uma estética em preto e branco, que enfatiza a dualidade entre luz e sombra, e revela as características étnicas de indígenas que vivem em Palmas. 

As imagens registram tanto a herança ancestral quanto a presença contemporânea dos povos nativos, tecendo um elo entre o passado e o presente, e convidando o público a refletir sobre a preservação dessas identidades.

O artista 

Fernando Amazônia nasceu em Miracema do Tocantins, em 1981. É fotógrafo, professor, geógrafo e indigenista, militante dos movimentos socioambientais e atualmente vive em Palmas. É no ativismo que revela as belezas e contradições socioculturais do povo brasileiro, em especial do centro do Brasil, além de uma relação intensa com as questões ambientais, como os povos das florestas, daí o nome artístico Fernando Amazônia. O artista se considera como filho da terra e como tal procura registrar, estudar o universo do lugar onde vive, dentro de um universo muito pessoal, onde a imersão na natureza é algo buscado como parte fundamental na criação de sua obra e na reconexão com seu ser. 

Secom Palmas

segunda-feira, 6 de janeiro de 2025

Feriados em 2025 movimentam o turismo

Minas Turismo Geral, jornalista Sérgio Moreira

O turismo terá um grande impulso em 2025 com os feriados prolongados que aquecem o trade turístico. O principal deles, em abril, junta a Páscoa com o feriado nacional de Tiradentes. Para quem já folga na quinta-feira, serão cinco dias de feriadão.

O Brasil terá três feriados prolongados em 2025, mais Natal e Ano-Novo, que caem em uma quinta-feira e podem ser esticados com o fim de semana. Eles fazem parte de uma lista de feriados e pontos facultativos divulgados pelo governo federal em uma portaria publicada dia 30 de dezembro no Diário Oficial da União.


O principal deles, em abril, junta a Páscoa com o feriado nacional de Tiradentes, entre a Sexta-feira Santa (18) e segunda (21). Para quem já folga na quinta-feira, serão cinco dias de feriadão.


Outros feriados para serem esticados são o Dia do Trabalhador (1º de maio) e o Dia da Consciência Negra (20 de novembro), ambos às quintas-feiras, além do Carnaval, claro, que não é feriado. A folia este ano será entre o fim de fevereiro (28, sexta) e início de março (4, terça).

Veja a lista de feriados e pontos facultativos em 2025

 Janeiro

 - 1º (quarta-feira) - Confraternização Universal (feriado nacional)

  Março

 - 3 (segunda-feira) - Carnaval (ponto facultativo)

 - 4 (terça-feira) - Carnaval (ponto facultativo)

 - 5 (quarta-feira) - Quarta-feira de Cinzas (ponto facultativo até as 14h)

 Abril

 - 18 (sexta-feira) - Paixão de Cristo (feriado nacional)

 - 21 (segunda-feira) - Tiradentes (feriado nacional)

  Maio

 - 1º (quinta-feira) - Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional)

 Junho

 - 19 (sábado) - Corpus Christi (ponto facultativo)

 Setembro

 - 7 (domingo) - Independência do Brasil (feriado nacional)

 Outubro

 - 12 (domingo) - Dia de Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional)

 - 28 (terça-feira) - Dia do Servidor Público (ponto facultativo), a ser comemorado dia 27 (segunda) no caso dos servidores federais

Novembro

 - 2 (domingo) - Finados (feriado nacional)

 - 15 (sábado) - Proclamação da República (feriado nacional)

 - 20 (quinta-feira) - Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (feriado nacional)

 Dezembro

 - 24 (quarta-feira) - Véspera do Natal (ponto facultativo após as 13h)

 - 25 (quinta-feira) - Natal (feriado nacional)

 - 31 (quarta-feira) - Véspera do Ano-Novo (ponto facultativo após as 13h)

Mais de 6,621 milhões de turistas visitaram o Brasil em 2024


O  Brasil acaba de bater o recorde de turistas internacionais visitando o país. Ao todo, foram mais de 6,621 milhões de viajantes que escolheram destinos brasileiros para as viagens de lazer ou de negócios. Esse número supera o marco histórico de 2018, quando 6.621.376 estrangeiros estiveram por aqui. Com esse avanço, o Brasil se aproxima das metas do Plano Nacional de Turismo (PNT) que prevê atingir 8,1 milhões de turistas internacionais nos próximos três anos.


O número de visitantes alcançado em 2024, supera o total de chegadas internacionais registradas em 2018, ano que até então marcava o melhor valor na série histórica, iniciada em 1970.

O resultado supera anos importantes na recepção desses turistas, como em 2014, quando o país foi sede da Copa do Mundo FIFA e em 2016, ano dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Juntos, os dois anos somam 12,9 milhões de desembarques no país.

Na atração dos turistas internacionais, o Ministério do Turismo tem trabalhado em diferentes frentes. Em dezembro de 2023 foi inaugurado, no Rio de Janeiro (RJ), o primeiro Escritório da Organização Mundial do Turismo (OMT) nas Américas e no Caribe. Fruto de uma intensa articulação do governo brasileiro, a unidade colocará o país definitivamente no cenário dos grandes players globais do setor, com o planejamento e a adoção de ações em prol do desenvolvimento sustentável de toda a região.


Além disso, para reforçar a vinda desses turistas, o MTur, em parceria com a Embratur, voltou a marcar presença em grandes e estratégicos eventos internacionais de promoção dos destinos brasileiros. A ação envolve a divulgação da “Marca Brasil”, importante iniciativa para reconstruir a imagem do país no exterior - agora devidamente compromissado com a sustentabilidade, a diversidade e a inclusão no setor turístico.


O Brasil lançou também a marca “Visit South America: um lugar, vários mundos”. A estratégia é uma parceria do governo brasileiro com a Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile para buscar, de forma integrada, promover e posicionar internacionalmente os destinos destes países, com foco em atrativos naturais, gastronômicos e de hospitalidade.

Para 2025, o Governo Federal anunciou que os novos editais regionalizados do Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI) têm previsão de R$ 63,6 milhões em investimentos para a atração de novos voos em rotas nacionais.


 A expectativa é de que sejam gerados ao menos 500 mil novos assentos no período de um ano. O número já impacta em recorde em assentos de voos internacionais para a temporada de verão 2024/2025: serão 7,48 milhões, um crescimento de 19% em comparação ao verão de 2023/2024.

O Brasil se prepara para receber importantes eventos, como a Conferência do Clima da ONU, a COP30, que será realizada em Belém, no Pará, e a reunião do BRICS, em Brasília, que devem atrair milhares de visitantes internacionais para o país.

Sealand: Novas experiências em Ushuaia, o fim do mundo



Ushuaia é a última cidade do continente americano ao sul, antes da Antártida, e é conhecida como a "cidade do fim do mundo". Localizada na Patagônia argentina, Ushuaia é a capital da Província da Terra do Fogo. A Sealand, uma agência de viagens e operadora de turismo líder em Ushuaia, convida você a descobrir um novo nível de experiências exclusivas no Fim do Mundo. Além do cenário de tirar o fôlego, a Sealand oferece experiências únicas e personalizadas para aqueles que buscam algo realmente diferente nesse destino mágico.


Uma referência em turismo e no setor marítimo

Desde sua criação em 2007, Edelmiro Centorami, um dos fundadores da Sealand Travel, estabeleceu-se como líder no turismo antártico, começando como Sealand Ship Agents & Suppliers, uma agência marítima que atende 80% dos navios que chegam a Ushuaia. Depois de operar por mais de 30 anos no porto local, junto com sua companheira de vida, Valeria Kunz, eles criaram a Sealand Travel EVyT e ganharam reconhecimento por seus serviços exclusivos para passageiros e tripulantes de navios de cruzeiro antárticos. Hoje, a Sealand Travel oferece atenção 100% personalizada não apenas no turismo antártico, mas também para viajantes de todo o mundo que escolhem Ushuaia como destino.


Turismo de luxo e experiências exclusivas

A Sealand Travel é especializada em experiências de luxo personalizadas: de excursões clássicas a aventuras exclusivas, como trekking, navegação em privativo em destinos inóspitos, passeios de bicicleta elétrica e encontros com anfitriões locais que o farão vivenciar Ushuaia como um verdadeiro fueguino.

“Estamos convencidos de que a verdadeira magia de Ushuaia está em sua natureza inexplorada, suas paisagens selvagens e seu povo, e é isso que queremos compartilhar com o mundo”, diz Valeria Kunz.

Viva experiências únicas somente com a Seaport

Sealand é sinônimo de experiências exclusivas. Alguns dos programas mais distintos são:

- Adventure Lakes 4x4 Balcones del Fagnano Dia inteiro com churrasco no seu domo privativo.


Exclusiva da Sealand, essa experiência leva os viajantes a um passeio pelos restos da antiga serraria da tradicional família Padin, paisagens de tirar o fôlego dos lagos fueguinos em veículos 4x4. A experiência culmina com um churrasco tradicional em um domo privativo onde os visitantes podem relaxar, saborear a comida e se conectar com o meio ambiente sem o contato de outras pessoas. Um lugar único, acessível apenas aos passageiros do Seaport, ideal para quem busca um espaço tranquilo em meio à natureza.

- Expedição ao Fiorde Parry e Cordilheira Darwin

A Sealand oferece uma expedição de 2 ou 3 dias para um dos destinos mais exclusivos e remotos da região: Fiorde Parry e Cordilheira Darwin. Essa experiência de imersão total na natureza selvagem oferece um cenário de tirar o fôlego que lembra a Antártica. Os viajantes cruzarão as fronteiras entre a Argentina e o Chile, explorando fiordes, geleiras e vida selvagem. Essa aventura é uma jornada inigualável por uma das regiões mais intocadas e emocionantes da Terra.

Serviços exclusivos para turistas e tripulantes

A Sealand Travel também oferece uma variedade de serviços premium, desde traslados particulares até passeios exclusivos e transporte de bagagens. Com veículos de última geração, como minivans para pequenos grupos ou carros de alto padrão, garantimos que cada viagem seja confortável e exclusiva. Também dispomos de uma van Mercedes Benz para o transporte de bagagens, garantindo uma experiência despreocupada.


Serviços destacados:

- Traslados VIP: aeroporto e porto, transporte de bagagens, depósito de bagagens.

- Experiências locais: passeios guiados, trekking, navegação, bicicletas elétricas e muito mais.

- Concierge: reservas exclusivas de hotéis, atividades e traslados.

- Cruzeiros Antárticos: coordenação de passeios, transporte e atividades personalizadas.

- Venda de passagens para os cruzeiros antárticos.

Compromisso com a comunidade local


A Sealand é uma empresa 100% local. Fundada e administrada por habitantes de Ushuaia, sua equipe conhece a região como ninguém. Com mais de 15 anos de experiência, a Sealand se posicionou como uma referência em turismo responsável e sustentável no extremo sul da Argentina, proporcionando experiências autênticas e de qualidade que conectam os viajantes com a natureza e o povo da Terra do Fogo. 


Em todas as vendas realizadas pela empresa, uma porcentagem é destinada à colaboração com o Corpo de Bombeiros Voluntários de nossa cidade, que, além de cuidar da própria Ushuaia, também cuida dos nossos bosques e da natureza.


Descubra a verdadeira magia da cidade mais austral do mundo com a Sealand, onde cada experiência é projetada por moradores locais para lhe proporcionar as mais belas e inesquecíveis lembranças.

Para obter mais informações, visite o site www.sealandtravel.com e o Instagram @sealand.travel.ushuaia ou entre em contato com os contatos comerciais: Info@seaport.holiday ou Ventas@seaport.holiday

200 peças de teatros e danças

A 50ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança será realizada de 3 de janeiro a 16 de fevereiro, a capital mineira e cidades próximas receberão mais de 190 espetáculos, incluindo 37 estreias de teatro adulto, 84 reapresentações de peças adultas, 25 estreias de teatro infantil, 35 reapresentações infantis, 5 estreias de dança, 6 reapresentações de dança e 3 apresentações de stand-up comedy.  

Programação completa e mais informações no site Vá Ao Teatro 

O Governo de Minas celebra o início da 50ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança com uma novidade para os mineiros. No dia 2 de janeiro, no lançamento da campanha, o Estado confirmoi um investimento de R$ 750 mil para a realização deste que é um dos maiores e mais tradicionais eventos culturais de Belo Horizonte e região metropolitana. O investimento – por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, viabilizada pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) – reforça o compromisso com a cultura e o incentivo às artes cênicas, e faz parte das ações para consolidar o estado como referência nacional em iniciativas culturais para democratizar o acesso às artes para a população.


Ilvio Amaral e Maurício Canguçu apresentam “Acredite, um espírito baixou em mim"

De acordo com a secretária adjunta de Comunicação Social (Secom), Bárbara Botega, o investimento do Governo de Minas mostra o reconhecimento da campanha de popularização do teatro como um mecanismo essencial para a disseminação da cultura. "Trata-se de valorizar os nossos artistas mineiros e proporcionar à população o acesso democrático a espetáculos teatrais. Nesse contexto, é muito importante que o Governo de Minas apoie essa iniciativa. Com isso, a campanha, que já teve uma representatividade ainda maior no passado, terá de volta seus tempos áureos, incentivando as pessoas a frequentarem o teatro e consumirem mais cultura", destaca Bárbara Botega.

Leônidas Oliveira e Bárbara Botega

“Estamos empenhados em fortalecer esse movimento, engrandecendo o trabalho dos artistas mineiros e consolidando o teatro e as artes cênicas como parte essencial da identidade cultural de nosso estado", acrescenta Bárbara Botega.

"A Campanha de Popularização do Teatro e da Dança é uma celebração à arte cênica de Minas Gerais e aos trabalhadores da cultura, um verdadeiro motor de criatividade que também promove emprego e renda para toda uma cadeia produtiva", ressalta o secretário de Estado de Cultura e Turismo (Secult), Leônidas de Oliveira.

"Em 2025, comemoramos, de forma muito especial, os 50 anos desse evento extraordinário. É um presente grandioso para o povo mineiro no início do ano, reafirmando o compromisso de Minas com a valorização e o acesso à cultura", enfatiza Oliveira. 

Carlos Nunes, ‘Francisco de Assis – Do Rio ao Riso’
O Governo de Minas está contribuindo com a promoção da campanha. Além disso, um simpósio voltado à cultura e as apresentações teatrais será realizado entre os dias 10, 11 e 12/1, no teatro da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, no Circuito da Liberdade, na capital mineira.



50ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança

Data: 3/1 a 16/2

Ingressos: nos postos da Sinparc ou pelo site www.vaaoteatromg.com.br

Postos de venda - Shopping Cidade - Rua Tupis, 337 – Centro Piso GG (Quiosque de venda)
Horários: de segunda a sábado, de 10h às 19h; e domingos, de 10h às 18h  ;  Pátio Savassi - Av. do Contorno, 6.061 – Funcionários Piso L 3 - no foyer do Teatro Horários: de segunda a sexta, de 12h às 19h; e domingos, de 12h às 18h  e Shopping Monte Carmo (Betim) Horários: de segunda a sexta, de 12h às 19h; e domingos, de 12h às 18h.

Coluna Minas Turismo Gerais   Jornalista Sérgio Moreira   informações para a coluna sergio51moreira@bol.com.br