domingo, 13 de abril de 2025

Projeto Turismo na Estrada encerra mais uma edição de sucesso

Mais uma etapa do projeto foi concluída com sucesso, dessa vez para os gestores dos municípios da região turística das Serras e Lago

Participantes do treinamento e equipe da Setur comemoram mais uma etapa do projeto concluída com sucesso.

Setur/Governo do Tocantins  

Com foco na temporada de praia, na organização e no uso da tecnologia, o Governo do Tocantins, através da Secretaria do Turismo (Setur), realizou mais uma edição do "Turismo na Estrada" nos dias 10 e 11 de abril, quinta e sexta, ou auditório da Universidade Federal do Tocantins, em Porto Nacional. O projeto reuniu gestores de oito municípios com o objetivo de impulsionar o setor turístico na região das Serras e Lago.

No segundo dia do evento, a equipe técnica da Setur apresentou ferramentas cruciais para o desenvolvimento do turismo local: a Inventariação Turística e a Plataforma Integrada de Turismo (PIT). Graziela Cortez, técnica da Setur, explicou que a inventariação é um levantamento completo da oferta turística, abrangendo desde os atrativos naturais até a infraestrutura de serviços.

Tânia Márcia, também da técnica da Setur, ressaltou a importância da organização municipal para o sucesso do turismo. A PIT surge como uma solução para essa organização, oferecendo informações detalhadas sobre serviços como guias, hospedagens, restaurantes e infraestrutura de apoio, além dos próprios atrativos turísticos.

Ferramentas para o Turismo

A Plataforma Integrada de Turismo (PIT) é uma plataforma online que visa organizar e promover o turismo local. Entre suas funcionalidades, destacam-se, a organização da oferta turística, permitindo cadastrar e atualizar informações sobre serviços e atrativos; geração de relatórios que facilitam a análise de dados e o planejamento estratégico; integração com o Cadastur, conectando prestadores de serviços turísticos ao cadastro nacional; promoção do destino, já que o site permite divulgar os atrativos e serviços para um público mais amplo.

A atualização anual dos dados na PIT é uma exigência para a participação no Mapa do Turismo, uma política nacional que destina recursos federais para o setor.

Potencial das redes sociais

Henrique Lopes, chefe da assessoria de comunicação da Setur, abordou estratégias de divulgação do turismo, destacando o potencial das redes sociais como ferramentas de baixo custo. Ele apresentou os perfis da Setur e do "Descubra Tocantins", ressaltando a importância de humanizar a comunicação, mostrando experiências reais e histórias por trás das imagens.

Henrique Lopes falou sobre estratégias de divulgação nas redes sociais. Setur/Governo do Tocantins

Durante sua fala, o chefe de comunicação enfatizou a necessidade de criar uma sensação de pertencimento nos moradores, para que eles se tornem defensores do turismo local, além de apresentar as mudanças no comportamento dos turistas após a pandemia, que buscam experiências autênticas e valorizam o contato com a cultura local.

Temporada de Praia

Eduardo Vale, gerente de Produtos Turísticos da Setur, apresentou o diagnóstico da Temporada de Praia, um levantamento dos impactos positivos e negativos da atividade turística nas praias do Tocantins. Ele ressaltou a importância do ordenamento e da fiscalização da infraestrutura de apoio, dos serviços e da segurança dos turistas.

Vale esclareceu que o diagnóstico não é uma fiscalização, mas sim uma ferramenta para trabalhar em conjunto com os municípios na melhoria do produto turístico.

Repercussão positiva

Os gestores municipais que participaram do evento destacaram a importância do conhecimento adquirido e a relevância da união entre o governo e os municípios para o desenvolvimento do turismo local.

O secretário de Turismo de Tocantínia, Adriano Ferreira Rios, ressaltou que a oferta de informações nestes dois dias foi de grande importância para cada município. "A gente vai levar bastante experiência."

Segundo Aline Lourenço, secretária de Meio Ambiente e Turismo de Ipueiras, foi uma experiência ótima. "Abriu bastante a mente, principalmente em relação às plataformas, e à realização da temporada de praia", pontuou.

"A Secretaria do Turismo tem um olhar incrível para diagnosticar os municípios que estão em ascendência no turismo", afirmou a diretora de Turismo e Cultura de Porto Nacional, Ângela Dantas, completando que foi um privilégio receber a equipe e os gestores da região das Serras e Lago.

Objetivo do projeto

"O principal objetivo é levar aos gestores municipais as políticas públicas do Governo do Tocantins e do Ministério do Turismo, contribuindo para o desenvolvimento do turismo em todo o território do Tocantins e auxiliando no processo de planejamento e ordenamento territorial", resumiu Eduardo Vale.

Segundo Hercy Filho, secretário de Turismo do Estado, o projeto "Turismo na Estrada" reforça o compromisso do Governo do Tocantins em promover o setor como um motor de desenvolvimento econômico e social, através da capacitação dos gestores municipais e da implementação de ferramentas tecnológicas e estratégias de marketing inovadoras.

Seleucia Fontes / Governo do Tocantins

Nenhum comentário:

Postar um comentário