Anúncio da cidade sede do evento internacional foi divulgado nesta quinta-feira, 10, pela Confederação Brasileira de Vôlei Adaptado à Melhor Idade (CBVA). O torneio ocorrerá no período de 9 a 13 julho, em Palmas
Evento reunirá, em Palmas, 1.200 atletas provenientes do Brasil e exterior. Foto: Adiel Ponte/Governo do Tocantins
Anúncio da
cidade sede do evento internacional foi divulgado nesta quinta-feira, 10, pela
Confederação Brasileira de Vôlei Adaptado à Melhor Idade (CBVA). O torneio
ocorrerá no período de 9 a 13 julho, em Palmas
A escolha
de Palmas como sede é resultado direto dos esforços do Palmas Convention
Bureau, do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Turismo (Setur) e da
Secretaria dos Esportes e Juventude (Seju), no fomento e incentivo à realização
de grandes eventos esportivos no Estado, e do senador Eduardo Gomes.
Palmas receberá cerca de
1.200 atletas de diversas categorias masculinas e femininas, com idades a
partir dos 45 anos até os 78+, oriundos de vários estados brasileiros e de
países como Argentina, Paraguai, Uruguai e Peru, que já confirmaram
participação. A organização ainda aguarda a confirmação de delegações do
México, Estados Unidos e Colômbia.
Para o Secretário de Estado do Turismo, Hercy Filho, é estratégico atrair eventos internacionais que geram fluxo turístico, alinhando-se às metas do Plano Plurianual (PPA) do governo do Tocantins. Ele reforça que "um evento dessa natureza internacional, além de incentivar as pessoas, nessa faixa etária, para a prática do esporte, favorece também o turismo do Tocantins, fomentando a economia local. O governador Wanderlei Barbosa se empenhou para que esse evento fosse realizado aqui, entendendo que o retorno para o Estado será positivo para divulgar nosso potencial turístico.”
O presidente da Associação
Palmas Convention & Visitors Bureau e do Conselho de Turismo da Fecomércio,
Marcelo Perim, também destacou os atrativos da região. “Esses fatores tornam a
nossa região extremamente atrativa para a realização de eventos nacionais e
internacionais, o que contribui diretamente para o aumento do fluxo turístico e
a geração de renda para a nossa população", frisou.
Ao confirmar Palmas como sede do evento, o presidente da CBVA, Lucas de Marco, disse que “depois do sucesso em 2023 do Sul Americano continuamos trabalhando e agora teremos a segunda competição internacional, a Superliga Melhor Idade da América. Já temos cinco países confirmados e aguardamos mais. Depois do sucesso em janeiro de 2025, com a 5ª Final Nacional, será em Palmas, Tocantins, a Superliga Melhor Idade da América”.
O secretário de Estado dos
Esportes e Juventude, Atos Gomes, ressaltou a importância do esporte como
ferramenta de inclusão e desenvolvimento social. “Estamos muito felizes com a
confirmação deste evento internacional em Palmas. O vôlei adaptado mostra que o
esporte é para todas as idades e, ao mesmo tempo em que promove saúde e
bem-estar, também impulsiona nossa economia e valoriza nossos espaços
esportivos. É um exemplo do compromisso do Governo com políticas públicas que
alcançam todas as gerações”, afirmou.
O presidente da Fundesportes, Vinícius Tundela, também com a realização da Superliga da América do Vôlei Adaptado à Melhor Idade em Palmas. “Será o maior evento realizado do voleibol adaptado da melhor idade. O evento acontece de 9 a 13 julho e contará com cerca de 1.200 atletas, mais comissões técnicas e familiares e com certeza movimentará e muito a nossa Capital, no turismo, no lazer, no esporte. E a prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Municipal de Esporte e da Agência de Turismo chega com todo apoio para esse grande evento”, disse, entusiasmado, Vinicius Tundela.
Já a Presidente da Agência de Turismo de Palmas (AGTUR), Ana Paula Setti, afirmou que “Palmas é uma capital jovem e preparada para recepcionar turistas do Brasil e do mundo. Tanto aqueles quem venham para experiências ligadas à natureza como também negócios e eventos”. Ana Paula, acrescenta ainda que, além da movimentação financeira, o evento proporciona qualidade de vida e inclusão social.
Resultado Positivo
O Tocantins já havia sido palco da 5ª Final Nacional de Vôlei Adaptado à Melhor Idade, realizada entre os dias 22 e 26 de janeiro, que também reuniu cerca de 1.200 atletas com mais de 45 anos, vindos de diversos estados brasileiros. As partidas ocorreram na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso e no Colégio Militar Senador Antônio Luiz Maya, promovendo integração, bem-estar e valorização da longevidade ativa.
A parceria entre o poder
público e as instituições organizadoras para a atração de eventos esportivos
que movimentam o turismo e o comércio reforça o compromisso do Governo do
Tocantins com a promoção da qualidade de vida e a consolidação do Estado como referência
nacional em eventos esportivos de grande porte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário