Viagem de pesquisa aconteceu no último dia 11 de março
Bispo Dom José Moreira com irmãos e Luiz Pires na Fazenda Taquari. Foto: Sidinei Madalena
Projeto aprovado no edital Nº 22/2024 - Projetos Culturais - Palmas, na categoria A, Área 2 – Audiovisual, Módulo II (R$ 25.000,00), com aporte de recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – PNAB, da Secretaria de Estado da Cultura do Tocantins e Ministério da Cultura, resultará num roteiro que será disponibilizado numa plataforma na internet e sua leitura em um bate papo em uma escola pública da Capital. Mais informações podem ser obtidas via e-mail pretextooficina@gmail.com ou pelo WhatsApp (63) 9 9230-3182.
O próprio bispo Dom José Moreira acompanhou o jornalista e produtor cultural Luiz Pires na visita, que contou com as presenças de dois irmãos do personagem. Em Ponte Alta do Tocantins, o jornalista colheu depoimentos de colegas de aula de Dom José Moreira no início de seus estudos. “Em meados dos anos 1970/1980 a família de Dom José Moreira montou uma indústria impressionante para a época, de produção de derivados da cana-de-açúcar, que abastecia um grande mercado regional, tendo a cachaça de alambique de excelente qualidade como carro-chefe. Nada mais, nada menos do que 150 garrafas de cachaça eram produzidas diariamente, com três turnos de trabalho, segundo me revelou um dos irmãos de Dom Moreira”, disse Luiz Pires.
Os contemporâneos dos primeiros estudos do bispo afirmaram que ele sempre se destacou na escola, sendo muito ativo e demonstrando uma inteligência diferenciada. “Dessa forma, não foi nenhuma surpresa para nós, seus colegas de infância, ver Dom José Moreira evoluir tanto dentro da vocação religiosa que escolheu como sistema de vida”, afirmou Florisval Marques Pimenta, 75, colega das séries iniciais de Dom José Moreira, em Ponte Alta do Tocantins.
“Criação de roteiro O menino jalapoeiro que conheceu o Papa”
O projeto “Criação de roteiro O menino jalapoeiro que conheceu o Papa” visa realizar a criação de um roteiro de média metragem para documentar a história de vida do Bispo de Porto Nacional, Dom José Moreira da Silva, com foco na importância do trabalho desenvolvido pela Igreja Católica e Apostólica Romana no então Norte de Goiás, inclusive para estruturar a criação do hoje Estado do Tocantins. Com tempo de execução de cinco meses e apresentação do mesmo com bate papo em uma escola pública de Palmas, Tocantins.
Luiz Pires
O jornalista e documentarista Luiz Pires tem vasta experiência na área de documentários no Estado do Tocantins. Criador e primeiro presidente da Associação Tocantinense de Cinema e Vídeo (ATCV) é atual presidente da entidade. Foi diretor da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta Metragistas (ABD). De 1997 até 2002, tornou-se produtor e apresentador do programa PALMAS URGENTE e NOSSA TERRA TOCANTINS, primeiramente na TV Palmas, afiliada à Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão Através do programa PALMAS URGENTE, desenvolveu intensas ações de inclusão social, beneficiando todos os setores da recém-criada Capital do Tocantins. Em dezembro último, foi eleito presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet) para o biênio 2025-2026.
Criou e realizou em praticamente em todos os setores de Palmas, o projeto Palmas Urgente Show, todos finais de semana, dando oportunidade e revelando muitos artistas palmenses. Recebeu o título de Jornalista do Ano, ofertado pelo CREA Tocantins, pelo seu trabalho à frente do programa PALMAS URGENTE. Através do programa NOSSA TERRA TOCANTINS documentou o Ciclo do Ouro na região que hoje compõe o Tocantins, Festas Religiosas do Estado, Festa das Sementes Tradicionais do Povo Krahô, temporadas de praia, aniversários de cidades, construção da infraestrutura do Tocantins, como asfaltamento de estradas construção de pontes, entre outras.
Algumas de suas obras
DOCUMENTÁRIO DOM ALANO, O APÓSTOLO DO TOCANTINS: Roteiro e Direção Luiz Pires; Diretora de Produção: Adrienne Rodriguez; Trilha sonora: Genésio Tocantins, músicas francesas de domínio público, músicas clássicas de domínio público. Longa metragem;
DOCUMENTÁRIO TOCANTINS HISTÓRIA VIVA: Direção Luiz Pires; Texto: Luiz Pires e José Sebastião Pinheiro; Trilha sonora Juraildes da Cruz; Narração: Genésio Tocantins. Curta metragem.
DOCUMENTÁRIO OS SONHOS DO ZÉ SIQUEIRA: Roteiro e Direção Luiz Pires; Imagens e edição: Sidinei Madalena Marques;
VIDEOCLIP MANAKEREKI: Autores: Wanda D´Almeida e Adalto Bento. Intérprete: Genésio Tocantins. Imagens: Edmilson Silva. Edição: Fabiana Araújo;
DOCUMENTÁRIO MANIFESTAÇÕES CULTURAIS (para participação do Tocantins no Ano Brasil França (2005): Roteiro e Direção Luiz Pires; Produção: Adrienne Rodrigues. Trilha sonora: Genésio Tocantins. Curta metragem. Imagens: Edmilson Silva;
Redes sociais do documentarista na internet:
Instagram – https://www.instagram.com/luizpiresto/ -
https://www.instagram.com/melhorviagemlp/
Facebook – https://www.facebook.com/luiz.pires.7927408
Serviço
O quê: Luiz Pires realiza terceira viagem de pesquisas do Projeto “Criação de roteiro O menino jalapoeiro que conheceu o Papa”, aprovado no edital da PNAB no Tocantins
Como: Deslocamento para serviços de pesquisas, entrevistas e busca de documentos
Quando: 11 de março de 2025
Onde: Visitação da Fazenda Taquari em Ponte Alta do Tocantins (TO)
Informações: (63) 9 9230-3182 / pretextooficina@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário