quinta-feira, 20 de março de 2025

Cerimônia Hetohoky fortalece a preservação da cultura indígena no Tocantins

Celebração da transição para a vida adulta, reuniu 600 participantes e contou com o apoio da Secretaria de Estado dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot)


Atividade de luta corporal entre os Karajá e Karajá/Xambioá. Divulgação

O Governo do Tocantins, através da Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais do Estado em parceria com a Conafer, fortaleceu a preservação da cultura indígena ao apoiar a realização do Hetohoky, ritual de passagem para a vida adulta dos jovens Iny (Karajá, Karajá-Xambioá e Javaé). O evento ocorreu na Aldeia Macaúba Karajá, na Ilha do Bananal, às margens do Rio Araguaia, e se encerrou no dia 14 de março, reunindo cerca de 600 participantes.

Durante o Hetohoky, seis crianças dyrés foram batizadas, seguindo rigorosamente os costumes e utilizando elementos tradicionais nas indumentárias. Os adolescentes passaram por um período de aprendizado e transformação na "casa grande", local sagrado para os povos Iny, onde os espíritos da mata, conhecidos como "aruanãs", os orientaram sobre a cultura, tradições e valores do povo Karajá.

Vestidos com indumentárias de palha de palmeira e adornados com adereços coloridos e penas, os aruanãs representaram animais e transmitiram ensinamentos sobre disciplina e respeito. Ao final da cerimônia, os jovens participaram de brincadeiras lúdicas, e cuidado com os cabelos e pintura corporal, que simbolizam a transformação em adultos.

Diego Makonawai Tapirapé, técnico de Enfermagem na Aldeia Itxala, em Santa Terezinha (MT), comunicador indígena, que se dedica há dois anos à valorização da cultura Iny, registrou a cerimônia e compartilhou os vídeos em plataformas como o YouTube, possibilitando que outras comunidades conheçam e acompanhem a celebração.

Após realizar um curso de comunicador indígena em Cuiabá (MT), Diego iniciou seus registros no ano passado e destaca a importância de documentar e divulgar a cultura Iny nas redes sociais, além de manter um arquivo para futuras gerações.

O secretário Paulo Xerente enfatizou a relevância do Hetohoky como uma das celebrações mais importantes do povo Iny e destacou o compromisso da Sepot, em conjunto com seus parceiros, em apoiar a realização do ritual, assegurando a continuidade das tradições culturais.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário