sábado, 1 de fevereiro de 2025

Eduardo Gomes assume a 1ª Vice-Presidência do Senado da República

Em uma eleição histórica realizada neste sábado, 1º de fevereiro de 2025, o presidente do PL Tocantins, senador Eduardo Gomes, foi eleito, por aclamação, 1º Vice-Presidente do Senado Federal para o biênio 2025-2027. 

Foto: Rone Rodrigues 

Ele compõe a chapa liderada pelo senador Davi Alcolumbre (União-AP), que assume a presidência da Casa em substituição a Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

A conquista de Eduardo Gomes representa um marco para a história política do Tocantins, tornando-o o primeiro senador do estado a ocupar o cargo de 1º Vice-Presidente na Mesa Diretora do Senado. O feito não apenas fortalece a atuação do senador no cenário local, mas também amplia sua influência nacionalmente.

Novas perspectivas para o Tocantins

Ao final da eleição, o senador ressaltou a importância desse momento para o Estado e para a representação tocantinense no Congresso Nacional. “Cada passo que damos aqui no Congresso Nacional abre novas perspectivas para o Tocantins e para aqueles que acreditam na sua força política. Essa conquista representa mais um espaço ocupado pelo estado e pela nossa gente, garantindo mais oportunidades e desenvolvimento para os 139 municípios tocantinenses”, afirmou. Ele também fez questão de agradecer o apoio de diversas lideranças políticas, incluindo deputados estaduais e federais, senadores e o governador Wanderlei Barbosa.

Governador participa da cerimônia de eleição

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, fez questão de prestigiar presencialmente a eleição da mesa diretora do Senado e celebrou a conquista do senador Eduardo Gomes, destacando seu trabalho pelo estado. “Eduardo Gomes tem feito um trabalho maravilhoso pelos nossos municípios. Agora, com a vice-presidência do Senado, sua atuação se fortalecerá ainda mais, trazendo mais investimentos e desenvolvimento para o Tocantins. Estamos muito orgulhosos desse momento histórico”, declarou.

Presidente da Assembleia também esteve presente

Amélio Cayres, presidente reeleito da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), também comemorou a eleição do senador Eduardo Gomes para a mesa diretora. “Hoje é um dia de grande orgulho para o Tocantins. O senador Eduardo Gomes alcança a primeira vice-presidência do Senado, um feito histórico para o estado. Isso mostra o crescimento e a relevância da nossa representatividade no Congresso Nacional”, destacou.

Mesa Diretora do Senado

A Mesa Diretora do Senado é responsável pela direção dos trabalhos legislativos e administrativos da Casa, além de ser responsável pela promulgação de emendas constitucionais. 

A nova composição da Mesa Diretora para o biênio 2025-2027 ficou da seguinte forma:Presidente: Davi Alcolumbre (União – AP); 1º Vice-Presidente: Eduardo Gomes (PL – TO); 2º Vice-Presidente: Humberto Costa (PT – PE); 1ª Secretária: Daniela Ribeiro (PSD – PB); 2º Secretário: Confúcio Moura (MDB – RO); 3ª Secretária: Ana Paula Lobato (PDT – MA); 4º Secretário: Laércio Oliveira (PP – SE)

Início dos trabalhos legislativos de 2025

O início dos trabalhos legislativos de 2025 está marcado para esta segunda-feira, 3, às 16 horas. Senadores e deputados se reúnem em sessão solene para dar início à 3ª Sessão Legislativa da 57ª Legislatura, que corresponde ao terceiro ano do ciclo iniciado em 2023.

A sessão ocorrerá no Plenário da Câmara dos Deputados e será conduzida pelo novo presidente do Senado, Davi Alcolumbre. Antes da sessão, os novos presidentes do Senado e da Câmara participarão da tradicional solenidade externa, com a presença de tropas das Forças Armadas.

Biografia do senador Eduardo Gomes

Carlos Eduardo Torres Gomes nasceu em Estância (SE), em 28 de abril de 1966. Mudou-se para Araguaína (TO) em 1982 e iniciou sua trajetória política em 1986 como Secretário de Educação de Xambioá. Depois, foi Secretário de Cultura e Turismo de Araguaína (1988-1990) e vereador em Palmas (1997-2002). Em 2003, assumiu mandato na Câmara dos Deputados, onde permaneceu por três legislaturas consecutivas.

Eleito senador em 2018, destacou-se como Líder do Governo Bolsonaro no Congresso Nacional (2019-2022) e presidente da Comissão de Comunicação e Direito Digital. É conhecido pelo seu forte municipalismo, com mais de R$ 2 bilhões destinados aos 139 municípios tocantinenses. Atualmente, preside o PL no estado e, agora, assume a 1ª Vice-Presidência do Senado Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário