A tarde desta quarta-feira, 1º de janeiro, foi marcada pela posse de José Eduardo Siqueira Campos, que retorna à Prefeitura de Palmas após três décadas do seu primeiro mandato como prefeito. A cerimônia, realizada na Câmara Municipal, também empossou o pastor Carlos Eduardo como vice-prefeito.
O evento teve início com a posse dos 23 vereadores eleitos para a 10ª legislatura (2025-2028). Em seguida, ocorreu a eleição da nova mesa diretora da Câmara, tendo como presidente eleito o vereador Marlon Barbosa.
Primeiro pronunciamento como prefeito
Durante seu discurso de posse, Eduardo Siqueira Campos relembrou sua trajetória política e destacou o compromisso com a transparência e o diálogo democrático. “Há exatos 32 anos, eu fazia o mesmo juramento. Já acumulo 24 anos de mandato e inicio agora o caminho para 28 anos de serviço público, se assim Deus me permitir. Perante esta Casa, senhor presidente, respeitando a soberania dos poderes, convido-os a uma convivência democrática com o Executivo e isso se estende a todos os senhores vereadores. Reitero aqui meu compromisso com a transparência: tornaremos as paredes do Paço como cristal ou vidro, para que a sociedade acompanhe cada ato que praticaremos na Prefeitura de Palmas.”
O novo prefeito também homenageou a memória de seu pai, Siqueira Campos, figura icônica na história política do Tocantins, e a influência que exerceu em sua formação. “Aos cinco anos de idade, assisti a uma solenidade como esta, vendo o vereador Siqueira Campos ser empossado presidente da Câmara de Colinas (TO). Aprendi com ele que entre os poderes independentes devem existir pontes e não muros. É pelas pontes que vamos e por elas retornamos. Sou verdadeiramente apaixonado pelo Parlamento e, como parlamentar, vivi grandes e importantes momentos para esta nação. Contudo, resumo este momento como o mais importante da minha vida.”
Eduardo encerrou sua fala reafirmando os compromissos assumidos durante sua campanha. “Prometo, diante desta Casa, me esforçar diariamente para que o palmense recupere o orgulho de viver em uma capital planejada, bem cuidada, limpa, atrativa, produtiva e inclusiva. Quero transformar Palmas em um centro de oportunidades que se destaque pela excelência na educação, na medicina, na construção civil, e na oferta de serviços públicos. Meu desejo é fortalecer a economia de Palmas e dar a ela a relevância que ela merece”.
Resultados eleitorais
Eleito com 53,03% dos votos válidos (78.673 votos) em um segundo turno histórico, por ser o primeiro da capital tocantinense, Eduardo Siqueira Campos retorna ao cargo que ocupou entre 1993 e 1997, período em que foi o primeiro prefeito eleito de Palmas. Sua gestão foi marcada por ações visionárias que moldaram a identidade da Capital, como a implementação do traçado urbanístico planejado, obras de saneamento básico e a consolidação de bairros, como as Arnos e os Jardins Aurenys.
Legado e trajetória política
José Eduardo Siqueira Campos, casado com Polyanna Marques Siqueira Campos e pai de sete filhos, é uma figura emblemática na história do Tocantins. Filho de Aureny Siqueira Campos e José Wilson Siqueira Campos, articulador da criação do Estado, Eduardo nasceu em Campinas (SP) em 4 de março de 1959. Formado em Pedagogia, iniciou sua carreira política como deputado federal pelo Tocantins, em 1988. Ao longo de sua trajetória, ocupou posições de destaque, incluindo secretarias estaduais e a presidência de grupos de comunicação no Tocantins. Agora, em 2025, assume pela segunda vez a Prefeitura de Palmas, trazendo consigo uma rica experiência administrativa e política.
Conheça um pouco mais sobre o vice-prefeito
Natural de Goiânia (GO), o vice-prefeito de Palmas, Carlos Eduardo Batista Velozo, tem 44 anos, é casado com Cintia Coelho Câmara Velozo e pai de João Elias, João Emanuel, Ana Vitória e João Eduardo. É Formado em Pedagogia e Teologia e mora em Palmas desde julho de 2003. É pastor da Igreja Assembleia de Deus, Nação Madureira, há 16 anos, sendo o 5º vice-presidente da igreja, em Palmas. É também líder da área de casais e de curso preparatório para noivos.
Mesa Diretora da Câmara (2025-2026)
Presidente: Marilon Barbosa (REP)
Vice-Presidente: Marcos Júnior (PL)
1° secretário: Thiago Borges (PL)
2° secretário: Zé Branquim (PP)
3° secretário: Dr. Vinícius Pires (REP)
Vereadores empossados para a 10° legislatura 2025 a 2028:
- Marcio Reis (PSDB) - reeleito
- Folha (PSDB) - reeleito
- Karina Café (Republicanos)
- Marilon Barbosa (Republicanos) - reeleito
- Carlos Amastha (PSB)
- Dr. Vinícius Pires (Republicanos)
- Marycats da Causa Animal (Podemos)
- Marcos Júnior (PL)
- Wilton do Zé Branquim (PP)
- Joatan de Jesus (PL) - reeleito
- Thiago Borges (PL)
- Josmundo (PL) - suplente em 2020 e reeleito
- Professora Iolanda Castro (Republicanos) - reeleita
- Delma Freitas (PP)
- Juarez Rigol (PL)
- Thamires do Coletivo Somos (PT)
- Waldson da Agesp (PSDB) - reeleito
- Rubens Uchôa (União) - reeleito
- Balaio (Avante)
- Débora Guedes (Podemos)
- Walter Viana (PDR)
- Alex Mascarenhas (MDB)
- Dian Carlos (SD)
Secom Palmas
Nenhum comentário:
Postar um comentário