Rally abre calendário nacional e reúne competidores de 22 estados no Piauí e no Ceará
Faltam poucos dias para o 38º Piocerá – uma das maiores competições off-road do Brasil, que acontece de 27 a 31 de janeiro, com a largada de Teresina (PI) – no Teresina Shopping – e chegada em Beberibe (CE) – na Praia de Morro Branco. A prova abre os campeonatos Brasileiro de Enduro e Rally de Regularidade (CBM – Confederação Brasileira de Motociclismo), Brasileiro de Rally de Regularidade 4x4 (CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo) e Nacional XCM (CBC – Confederação Brasileira de Ciclismo).
Estão inscritos pilotos, navegadores e ciclistas de diversas regiões do país, que representam 22 estados e 93 municípios, ou seja, pessoas de todas as regiões do Brasil: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Os participantes se dividem nas categorias: carros 4x4 e Expedição, UTV’s e quadriciclos, motos, motos big-trail e bikes.
E de Tocantins está confirmado o piloto Antônio Sousa Campos que disputará o pódio da categoria motos. “Estamos confiantes. Em 2023, fui feliz. Fui campeão pela categoria Novato. Tive um imprevisto no último dia, mas no final tudo deu certo. Em 2024, infelizmente, minha moto estragou no segundo dia, não completei a prova e finalizei em sexto. Esse ano vamos pra cima. Vou correr na Intermediária e, se Deus abençoar, sairemos vitoriosos nessa prova”, descreve o atleta.
Além de Teresina e Beberibe, o Piocerá ainda pernoitará em Pedro II (PI), Sobral (CE) e Quixeramobim (CE), sendo que os ciclistas terão um roteiro exclusivo, passando por Campo Maior (PI), Piripiri (PI), Pedra Branca (CE) e Baturité (CE). No total, serão percorridos 1.085km (motorizados) e 367km (bikes), envolvendo mais 30 cidades por todo o roteiro.
“Organizar há 38 anos um evento do porte do Piocerá é motivo de muito orgulho. E o melhor de tudo é saber que sempre podemos inovar e crescer ainda mais. A cada ano, criamos algo novo para atrair mais pessoas e, com isso, aumentamos a projeção econômica e turísticas dos municípios que nos acolhem. Dada a importância que temos para o cenário nacional e por termos a chancela dos campeonatos Brasileiros, atraímos competidores renomados, que intensificam e abrilhantam ainda mais as nossas disputas. Temos praticamente um Brasil inteiro dentro do Piocerá”, salienta o CEO do Cerapió, Ehrlich Cordão.
Mais que esporte
Organizado pela Radical Produções, o Piocerá incentiva o turismo e movimenta a economia das regiões por onde passa. Com base nos números do Portal Brasil / Ministério do Turismo, no total, o evento injeta por edição, mais de R$ 8.600.000,00 nos municípios por onde passa. Além das cidades anfitriãs, quem também ganha com o Piocerá são os cerca de 30 municípios de passagem que recebem os participantes com paradas para abastecimentos e refeições. Os dados comprovam que cada competidor gasta em torno de U$ 78,00 por dia.
“E tem mais: somados ao aspecto desportivo e econômico, também temos a nossa responsabilidade social e ambiental, com a doação de cestas básicas (em 2024 foram mais de 400 unidades) e consultas oftalmológicas, com doação de óculos de grau (média de 130 consultas realizadas na última edição). E, ainda, temos uma parceria com a ONG Mais Vida, em uma ação para neutralizar a emissão de CO2 gerados durante os dias de rally”, destacou a diretora administrativa, Flávia Moreira.
Roteiro Carros/Motos/UTVs/Quadriciclos
28 de janeiro – terça-feira
Teresina (PI) a Pedro II (PI)
Percurso: 281km
29 de janeiro – quarta-feira
Pedro II (PI) a Sobral (CE)
Percurso: 276km
30 de janeiro – quinta-feira
Sobral (CE) a Quixeramobim (CE)
Percurso: 310km
31 de janeiro – sexta-feira
Quixeramobim (CE) a Beberibe (CE)
Percurso: 218km
Roteiro Bikes
28 de janeiro – terça-feira
Campo Maior (PI) a Piripiri (PI)
Percurso: 94km
29 de janeiro – quarta-feira
Piripiri (PI) a Pedro II (PI)
Percurso: 81km
30 de janeiro – quinta-feira
Pedra Branca (CE) a Quixeramobim (CE)
Percurso: 84km
31 de janeiro – sexta-feira
Baturité (CE) a Beberibe (CE)
Percurso: 108km
O 38º Piocerá tem patrocínio máster de Consórcio Honda e Monster Energy. Patrocínio de Mtur – Ministério do Turismo, Governo do Piauí e Governo do Ceará. Apoio de Reron, Sebrae, Teresina Shopping, Prefeitura de Pedro II, Prefeitura de Quixeramobim, ONG Mais Vida e Óptica Jockey.
Colaboração de Prefeitura de Sobral, Prefeitura de Pedra Branca, Prefeitura de Quixada, Prefeitura de Baturité e Prefeitura de Beberibe
Supervisão: Federação de Motociclismo do PI e CE / CBM – Confederação Brasileira de Motociclismo, Federação de Automobilismo do PI e CE / CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo e Federação de Ciclismo do PI e CE/ CBC – Confederação Brasileira de Ciclismo.
Realização: Radical Produções
Por Nícolas Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário