segunda-feira, 9 de setembro de 2024

Queimadas afetam grandes áreas no Tocantins

A grande seca tem provocado queimadas de norte a sul do país. No Tocantins, vários atrativos turísticos foram atingidos. O caso mais grave é o do Parque Estadual do Cantão. 


Imagem de drone Parque Estadual do Cantão no final  da  semana passada. Divulgação 



Áreas do Rio Azuis, em Aurora do Tocantins, Lagoa da Serra, em Rio da Conceição, e proximidade das Dunas do Jalapão, em Mateiros, provocaram, inclusive, a suspensão de visitas aos atrativos por uns dias.

Mas o fogo no Parque Estadual do Cantão está em um estágio gravissimo, com  potencial de se tornar catastrófico. O PEC está pegando fogo desta vez não apenas na área degradada de sempre, mas na área mais preservada do parque, floresta virgem.

Informações repassadas ao blog dão conta que situação  na região do Cantão piorou rapidamente nos últimos dias. Os moradores da região alertam para a situação difícil e cobram apoio efetivo por parte do Estado.

"Em poucos dias vamos perder milhares de hectares de floresta se esse fogo não for controlado. O fogo dentro do PEC triplicou de tamanho em 24 horas, e atingiu a área que queimou em 2020. Agora vai se espalhar mais rapidamente, pois tem muita madeira morta nessa área.  Daí vai se propagar por áreas que nunca queimaram", denuncia um morador do local.

Nesta segunda-feira, 09, a Defesa Civil Estadual promoveu reunião técnica virtual com representantes das Defesas Civis Municipais com o objetivo de orientar sobre possíveis decretações e ações a serem tomadas durante o período de estiagem no Estado, visto que o País enfrenta sua maior seca dos últimos anos. 

O Governo do Tocantins tem adotado uma série de medidas para fortalecer o combate aos incêndios, como o decreto de situação de emergência no estado, pelo prazo de 180 dias, e a contratação de novos brigadistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário