A Mãe Terra sempre cuidou de todos nós com todo amor e respeito. Pena que a Humanidade não retribua da mesma forma. Chegou o momento em que precisamos reconectar com a Natureza e com nosso ser interior. O Ecoaraguaia Jungle Lodge nos oferece condições para isso.
O hotel floresta está localizado às margens do Rio do Coco, município de Caseara, Tocantins. Fotos: Jô Cristina
A sensação de paz já é sentida na chegada ao atrativo. Distante apenas 8 km da TO-80, 20 km de Caseara e 270 km de Palmas - cerca de 3 horas de automóvel -, o EcoAraguaia é o hotel floresta de mais fácil acesso na Amazônia Legal. Afinal de contas, Palmas está a apenas 2:20 h do Aeroporto Internacional de Guarulhos, a maior porta de entrada de estrangeiros no país, e no coração de São Paulo, o maior indutor de turistas do Brasil.
As cabanas do hotel floresta foram construídas com material sustentável não permanente. Foto: Jô Cristina
O EcoAraguaia Jungle Lodge está localizado à margem direita do Rio do Coco, na Área de Proteção Ambiental (APA) do Parque Estadual do Cantão, ao de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). A ideia dos proprietários Guilherme Tiezzi e Raquel Acácio, é transformar a área em uma Fazenda do Futuro, envolvendo a comunidade do entorno no projeto.
Guilherme e Raquel, proprietários do EcoAraguaia Jungle Lodge. Foto: Susana Barros
A comunidade ribeirinha e dos assentamentos fazem parte do projeto Fazenda do Futuro, em desenvolvimento pelo EcoAraguaia Jungle Lodge. Inspirados pela exuberante beleza da Floresta Amazônica e Vale do Araguaia, o empreendimento oferece atualmente cinco tipos de experiências: Cura e Bem Estar, Sabedoria Ancestral, Negócios de Impacto, Pesquisa e Inovação e Esporte de Aventura.
Cura e bem-estar
Práticas de respiração, movimentação corporal, cantos, danças, contemplação, meditação e silêncio são combinadas a uma alimentação natural e a medicinas e ervas da floresta, para proporcionar vivências de cura e equilíbrio em trilhas terrestres, aquáticas, nas praias e rios do Vale do Araguaia. As práticas são organizadas em cerimônias e rituais combinadas aos 4 elementos da natureza em sincronia com os ciclos das 13 luas de 28 dias do ano. Nosso ritual do dia Fora do Tempo todo dia 25 de Julho, é um exemplo de celebração de passagem de ciclo, celebrado em torno de uma grande fogueira na praia exclusiva do hotel.
Por do sol no Rio do Coco. Foto: Jô Cristina
Observação de aves. Foto: Jô Cristina
Sabedoria Ancestral
Em uma região originalmente habitada por povos indígenas Karajá e Javaé o convite de reconexão com nossas raízes originárias é uma experiência sociocultural e mística. Um convite para adentrar no tempo natural. Krahô e Xerente habitam também territórios vizinhos aqui no Tocantins. Buscamos incentivar o encontro de tribos aqui no Hotel Floresta promovendo uma convivência simples com os hóspedes em uma redescoberta da sabedoria ancestral do caminho. O caminho quádruplo e a lei do tempo* nos inspiram na organização de atividades como rodas de fogos, pinturas corporais, cantos & danças, oficinas de arte e culinária indígena.
Negócios de impacto
Em tempos de repensar modelos de negócios e métricas de sucesso o próprio modelo de negócios da fazenda do futuro, onde o hotel está localizado, é um convite para um novo olhar de como as empresas e organizações geram valor em harmonia com a natureza e sintonia com a comunidade local. O silêncio e frequência da floresta permitem um aquietar da mente e um desacelerar do corpo criando espaço para inovação e condições para novas percepções. Temas como Grupos de Alta Coesão e Desempenho, Virtudes da Alma Brasileira, ESG, Liderança Regenerativa, ODS, Biomimética, IA aplicado a Negócios de Impacto são exemplos de eixos de aprendizado dos encontros corporativos do hotel floresta.
Pesquisa e Inovação
A intensa sócio biodiversidade no ecótono onde estamos localizados é campo fértil para pesquisa em diversas áreas de conhecimento. Projetos são organizados em torno das sete dimensões da fazenda do futuro com destaques para as áreas de Educação e Medicina da Floresta, Modelos de Organizações Sociais, Agrofloresta e Agricultura Verde (AgriFoodTechs), BioTecnologia (BioTechs), Design Territorial & Vida no Campo (Construtechs e CleanTechs) e Turismo Regenerativo. Com parceiras com universidades e escolas do campo, o hotel recebe com boa frequência pesquisadores de instituições de todo o Brasil.
Esporte de Aventura
Para os amantes da combinação esporte e natureza, em especial atividades de selva e rio, as atividades esportivas vão desde atividades mais silenciosas como observações de pássaros, mamíferos e jacarés de dia e de noite, trilhas botânicas, até trilhas aquáticas de 30 km até o encontro das águas do rio do Coco e Araguaia. Corridas - Tracking e Bikes Rides – podem ser organizadas durante todo o ano em parceria com o vizinho especial, o PEC – Parque Estadual do Cantão, abrindo espaço para iniciantes e profissionais. E para os apreciam a pesca, abrimos espaço para uma pesca diferente, uma pesca esportiva especial para famílias e casais.
Guias de turismo de rio proporcionam experiência de pesca esportiva em parceria com o hotel. Na foto Olivia Lopes de Oliveira (Preta) com a jornalista Susana Barros. Foto: Susana Barros
Mais informações e reservas
Guilherme Tiezzi - 11 99187 6028
Raquel Acácio - 63 98434 3001
www.instagram.com/ecoaraguaiajunglelodge
Visitamos o EcoAraguaia Jungle Lodge com a 36a Caravana do Turismo da Abrajet Tocantins
Luiz Pires
Nenhum comentário:
Postar um comentário