Projeto de Lei 2796/2021 foi assinado nesta sexta-feira (3) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e passa a valer a partir da publicação no Diário Oficial, prevista para segunda-feira, 6/5. Marco Legal estabelece princípios e diretrizes para o setor de games no Brasil e cria condições reais para que ele se desenvolva |
A Abragames (Associação Brasileira das
Desenvolvedoras de Jogos Digitais) celebra a sanção presidencial do projeto
de lei 2.796/2021 – também conhecido como Marco Legal dos Games –, realizada
nesta sexta-feira (3). A aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da
Silva se dá após um árduo trabalho do setor pela regularização e definição de
princípios e diretrizes fundamentais para o crescimento do ecossistema de
jogos eletrônicos no Brasil. Ela marca uma nova era para a indústria nacional
de games e passa a oferecer condições mais reais para a indústria nacional se
desenvolver, gerando empregos, renda e arrecadação para o país. |
Ao longo dos últimos dois anos, a Abragames, as
associações regionais e centenas de estúdios nacionais de desenvolvimento de
games, travaram um longo debate por melhorias no texto do PL 2.796/2021.
Agora, com a sanção presidencial, a expectativa é que, além de abrir um
horizonte de possibilidades para o setor, o Marco Legal acabe com más
interpretações sobre o que são os videogames, impulsionando o desenvolvimento
econômico do setor ao longo das próximas décadas. |
“Estamos comemorando uma vitória do Brasil, não
apenas da indústria de games. O Marco Legal irá fortalecer o ecossistema de
criação e produção de um dos setores que mais crescem no mundo, e permitir
que o país seja, de fato, reconhecido pelo seu enorme potencial nesse
segmento tão importante da indústria criativa”, destaca Rodrigo Terra,
presidente da Abragames. “A nova lei deve atrair mais oportunidades para
investimentos robustos privados, tanto nacionais quanto internacionais,
diminuir burocracias para a importação de materiais, gerar maior indução
regional e federal aos estúdios, estabelecer definições fundamentais aos
profissionais do setor e abrir caminho para a criação de uma CNAE
(Classificação Nacional de Atividades Econômicas) própria para a
indústria”. |
O texto atual do Marco Legal dos Games, que pode
ser visto aqui,
é uma construção da relatoria da senadora Leila Barros e do senador Flávio
Arns que, proativamente, consultaram diversas entidades da indústria de
desenvolvimento de jogos eletrônicos, como a Abragames. Tal iniciativa foi
essencial para diagnosticar o momento atual do setor, entender suas
principais necessidades e obter a real dimensão da indústria brasileira. |
“O Marco Legal dos Games vai fomentar o
crescimento do setor, criar empregos, combater ilícitos e diminuir a carga
tributária”, projeta a senadora Leila Barrosa. “Com a aprovação, a indústria
brasileira de games terá mais visibilidade e segurança jurídica”. |
Já o senador Flavio Arns, acredita que a proposta
vai gerar benefícios em diversos setores. “Paralelamente, devemos ter avanços
na educação, na cultura, na saúde e no trabalho, com geração de empregos e de
renda. Trata-se uma lei que permitirá à indústria e ao Brasil crescerem
juntos”. |
Uma das grandes mudanças que o Marco Legal
proporciona ao setor diz respeito à definição de jogo eletrônico, que passa a
ser muito mais atual, com novos entendimentos sobre o que é e como se
desenvolvem os videogames. A partir de agora, consideram-se os games tanto
obras audiovisuais interativas, desenvolvidas como programas de computador;
quanto os dispositivos centrais e seus acessórios dedicados a executar jogos
eletrônicos, além dos próprios softwares – que podem ser usados como
aplicativos de celular e/ou página de internet, jogos de console de
videogames e jogos em realidade virtual, realidade aumentada, realidade mista
e realidade estendida (sejam eles consumidos por download ou por streaming). |
Com a sanção presidencial, a expectativa é que a
nova lei seja publicada no diário oficial na segunda-feira (6) e já entre em
vigor. |
Sobre a Abragames Criada em 2004 por um grupo de empresas de
desenvolvimento, a Abragames, Associação Brasileira dos Desenvolvedores de
Jogos Digitais, surgiu como uma entidade sem fins lucrativos e com o objetivo
de fortalecer a indústria nacional de desenvolvimento de jogos. A missão da
Abragames é coordenar, fortalecer e promover a indústria brasileira de jogos
digitais através da representação e interlocução do ecossistema nacional e
internacional, construindo um entendimento de todos os elementos de nossa
cadeia de valor, bem como a promoção de eventos e parcerias que tragam ao
estado da arte o desenvolvimento da indústria de jogos no Brasil. |
sábado, 4 de maio de 2024
Abragames celebra sanção presidencial do Marco Legal dos Games e as novas perspectivas de crescimento para a indústria nacional
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