sexta-feira, 3 de novembro de 2023

Missão tocantinense na Costa Rica troca experiências inovadoras para ecoturismo

Objetivo da missão foi conhecer as boas práticas de governanças de turismo da Costa Rica, sendo o turismo uma das principais fontes de receita do país 


Delegação tocantinense em reunião no Ministério de Relações Exteriores.


Delegação sendo recebida pelo ministro conselheiro, José Armando Zema Resende, Andrés Jiménez e Élia Muñoz

Com foco no desenvolvimento da cadeia do turismo do Estado, em especial o ecoturismo, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Turismo (Setur), Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e Naturatins, integrou missão internacional na Costa Rica.


Em dia de campo, comitiva visita o Parque Nacional do Tortuguero


Na comunidade familiar Vida Campesina, delegação conhece o turismo de base comunitária e realiza experimento de preparar a própria comida com alimentos produzidos no local.

O objetivo da missão, realizada de 21 a 27 de outubro,foi conhecer as boas práticas de governanças de turismo da Costa Rica, sendo esta uma das principais fontes de receita daquele país, que é considerado um dos melhores cases de sucesso do mundo.

“A missão foi de grande valia e oportunidade para aprimorar as nossas políticas públicas a fim de fortalecer nosso potencial voltado ao ecoturismo e turismo de base comunitária no Estado”, considerou o secretário do Turismo, Hercy Filho, ressaltando que o foco do governador Wanderlei Barbosa é expandir, com responsabilidade, os potenciais turísticos do Tocantins e para isso investe em missões como essa à Costa Rica.

O secretário também destacou que na pauta da agenda institucional, a qual foi resultado da visita do embaixador da Costa Rica no Brasil, Norman Antonio Lizano Ortiz, ao Governo do Tocantins, a delegação se inteirou sobre atração de investimentos e de turistas, captação de recursos, promoção institucional, turismo de base comunitária, dentre outros aspectos que abrangem os segmentos que envolveram a missão. 

“Outro aspecto a ser destacado no país visitado é a formação dos guias responsáveis pela condução dos turistas, o que demonstra que para o aprimoramento do setor é necessário continuar e ampliar os investimentos que já estão sendo realizados na qualificação das pessoas que atuam no setor aqui no Tocantins”, pontuou o secretário Hercy Filho.

Na visita técnica, sempre acompanhados pelo consultor e guia credenciado no governo costariquenho, Max Vindas, um dos momentos marcantes para a delegação foi visitar os destinos de turismo de base comunitária, em que desde a produção primária dos alimentos até a confecção final, os pratos ofertados são desenvolvidos pelas famílias.

“Nesses destinos, percebemos que, mais do que belos atrativos o nosso Estado precisa construir roteiros turísticos que emocionem, agregando histórias e sentimentos aos destinos ofertados”, finalizou Hercy Filho, acrescentando que em todos os lugares visitados existiam elementos do artesanato local para comercialização, adicionando ainda mais valor às experiências.

Embaixadas

Durante a programação, a delegação do Tocantins esteve na Embaixada do Brasil em San José. Recepcionada pelo ministro-conselheiro, Jose Armando Zema de Resende, a equipe do Governo participou de reunião onde foram discutidas perspectivas de crescimento bilateral na promoção turística do Tocantins, bem como a troca de ideias sobre práticas turísticas e políticas ambientais da Costa Rica.

Satisfeito com o sucesso da equipe do Tocantins durante a missão, o embaixador da Costa Rica no Brasil, Norman Antônio Lizano Ortiz, destacou a importância do Estado vivenciar as experiências locais nas áreas do ecoturismo e desenvolvimento sustentável, considerando que são dois campos onde a Costa Rica tem experiências para compartilhar e também tem uma liderança reconhecida internacionalmente. “Espero que tanto as visitas, como as palestras, tenham sido muito proveitosas e o Ministério de Relações Exteriores está de portas abertas para qualquer outra cooperação ou intercâmbio que o Estado precise”, finalizou.

Créditos: Setur/Sics/Governo do Tocantins

Nenhum comentário:

Postar um comentário