terça-feira, 10 de outubro de 2023

Primeira-dama Karynne Sotero participa da entrega de revitalizações no HGP e no Hospital e Maternidade Dona Regina

Guilherme Lima/Governo do Tocantins

Foram entregues as adequações do Ambulatório Pediátrico do Hospital-Geral de Palmas, além da nova fachada, e a revitalização da recepção do pronto-socorro do Hospital e Maternidade Dona Regina


A primeira-dama Karynne Sotero, representando o governador Wanderlei Barbosa, participou da inauguração do Ambulatório Pediátrico do HGP (Crédito: Aldemar
Ribeiro/Governo do Tocantins)

A primeira-dama do Tocantins, Karynne Sotero, participou nesta segunda-feira, 9, no Hospital-Geral de Palmas (HGP), da entrega das adequações do Ambulatório Pediátrico Doutor Hugo da Rocha Silva. A agenda seguiu para o Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR), onde também foram entregues a nova fachada e a revitalização da recepção do pronto-socorro.

No HGP, o espaço foi totalmente adaptado, recebendo pintura, reparações técnicas, ampliação de salas e espaços. Com as adequações, o Ambulatório Pediátrico oferecerá consultas, exames, teste alérgico e vacinas para crianças alérgicas; e possui ainda seis consultórios, sala de infusão/vacinas e testes alérgicos; sala de ortopedia, nutrição, assistente social e fisioterapia; atendendo 15 especialidades.

Representando o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, a primeira-dama Karynne Sotero ressaltou que é gratificante oferecer para as crianças do Estado um atendimento de qualidade. 

“Essa inauguração é um momento de muita alegria. Eu venho trazer para vocês a mensagem do nosso Governador, que é um gestor que não se preocupa apenas com a infraestrutura e a educação, ele também se preocupa com a saúde e com as nossas crianças. Visitamos muitos hospitais de referência, como o de Barretos, e a nova estrutura da unidade pediátrica do HGP não deixa nada a desejar, está tão boa quanto. Aproveito para parabenizar todos e todas que têm compromisso com a saúde pediátrica, em especial a toda a equipe do hospital”, pontuou.

O nome do espaço é atribuído em honra póstuma ao médico Hugo da Rocha Silva, em reconhecimento aos seus notáveis serviços à medicina no Tocantins, especialmente na área de ginecologia obstetrícia, e pela sua valiosa contribuição para a saúde pública do Estado. 

Para o diretor-geral do HGP, Leonardo Toledo, a adequação reforça a atenção e a sensibilidade do Governo do Tocantins com a saúde pública. 

“Essas ampliações são reflexo do forte trabalho conjunto, somos muito gratos ao Governo do Tocantins. Antes, o ambulatório ficava em outro local e, hoje, temos aqui um espaço ótimo para as crianças, com uma equipe de profissionais competentes, um lugar para dar todo o atendimento a quem precisa”, ressaltou.

Hospital e Maternidade Dona Regina

No Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos, a primeira-dama Karynne Sotero também participou da entrega da nova fachada e da revitalização da recepção do pronto-socorro. A unidade passou por uma extensa renovação, com o objetivo de atender a população dos 139 municípios do Tocantins, que são referenciados para serviços de alta complexidade na região centro-sul do Estado.

“A recepção é a porta de entrada da nossa casa, do nosso trabalho, ou de qualquer lugar em que recebemos algum tipo de serviço. Analisamos essa reforma como um ato justo e totalmente condizente com um bom tratamento, pois as pessoas que vêm aqui estão passando por um momento muito delicado ou muito importante e precisam ser atendidas, acima de tudo, com qualidade e humanidade. As pessoas precisam ser bem tratadas, esse é um dos compromissos da gestão do governador Wanderlei Barbosa”, destacou Karynne Sotero.

O HMDR está equipado com 85 leitos gerais, 29 leitos de Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) e 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatais. Além disso, o hospital mantém um Banco de Leite Humano e foi reconhecido como Hospital Amigo da Criança em 2008.

Em 2010, recebeu a certificação do Método Canguru e aderiu à Rede Cegonha. Em 2011, ampliou seu compromisso com a Rede Cegonha e estabeleceu o Serviço de Atenção Especializada às Pessoas em Situação de Violência Sexual (Savis). Em 2014, introduziu a Casa de Dona Regina, uma residência que acolhe gestantes, recém-nascidos e puérperas em situação de risco. O hospital realiza, anualmente, quase 35 mil atendimentos, incluindo mais de 5 mil partos.

O diretor do HMDR, Iatagan Barbosa, destacou que a reforma representa um avanço para a saúde pública, trazendo bem-estar, não apenas para os pacientes, mas também para os servidores. “Pelo semblante dos servidores, percebemos que essa revitalização é um benefício tanto para os pacientes quanto para os nossos funcionários. Quero agradecer ao governador Wanderlei Barbosa, pois essa revitalização não seria possível sem o compromisso dele e de sua gestão com a saúde”, afirmou o diretor.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, externou a satisfação com as duas inaugurações, parabenizando o governador Wanderlei Barbosa pela sua atenção com as unidades de saúde. “O governador Wanderlei pensou com muito cuidado, pois ele tem compromisso com a saúde. As mães do Tocantins precisam de um lugar de aconchego. Temos muito a comemorar, pois tanto o HMDR quanto o HGP passam por reformas. Enxergamos todos os pacientes com empatia e humanidade, esses ambientes novos vão trazer acolhimento e qualidade para as nossas crianças”, pontuou.

Projeto Recriarte

A primeira-dama visitou ainda as instalações do projeto Recriarte, na unidade localizada na Quadra 305 Norte. O projeto Recriarte é uma iniciativa que se estabelece de forma contínua em Palmas e, de maneira itinerante, em municípios do interior, com os objetivos de fomentar e respaldar mães de família em sua jornada de profissionalização e busca de independência financeira. No momento, o projeto está presente em três núcleos situados nos bairros Jardins Aureny I e II, Taquari, além da Arno 32.

O projeto Recriarte oferece à população, aproximadamente 18 cursos, como panificação, cabeleireiro, manicure, bordado, pintura em cerâmica, arte em retalhos, patchwork, confecção em bonecas de pano, tapeçaria, tapetes em tela, costura básica, crochê diverso, bordado em sandálias, kit de bebê, kit de banho, designer de sobrancelha, maquiagem, pizzaiolo, entre outros. Normalmente, a média de alunos por curso é de 20 a 25 pessoas.

A primeira-dama Karynne Sotero visitou os espaços onde os cursos são ofertados, conversou com as equipes técnicas sobre as principais demandas do projeto e acompanhou os primeiros reparos que estão sendo feitos no espaço físico da unidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário