sábado, 30 de setembro de 2023

Jogos Escolares Indígenas do Tocantins começam com competições tradicionais de sete etnias na Praia da Graciosa

Alcione Luz/Governo do Estado

Evento reúne mais de 760 estudantes-atletas indígenas de 35 unidades escolares

Crédito fotos: Mari Rios/Governo do Tocantins

Arco e flecha é uma das modalidades tradicionais em disputa dos Jogos Escolares Indígenas do Tocantins

Todas as etnias participantes dos Jeits foram representadas nas lutas corporais

Competições tradicionais dos povos indígenas do Estado, como arco e flecha, luta corporal, natação e corrida de resistência, abriram a série de disputas da II edição dos Jogos Escolares Indígenas do Tocantins (Jeits), na Praia da Graciosa, em Palmas, na manhã deste sábado, 30. O evento, promovido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), reúne mais de 760 estudantes-atletas indígenas de 12 a 17 anos, de 35 escolas, representando 7 povos do Estado: Apinajé, Karajá-Xambioá, Krahô, Javaé, Karajá, Krahô-Kanela e Xerente.

A cerimônia de abertura, com a participação de todas as comunidades indígenas, será realizada neste sábado, às 19 horas. As competições ocorrerão até segunda-feira, 2 de outubro. São 11 modalidades em disputa: Arco e flecha, Arremesso de lança, Luta corporal, Corrida de 100 metros rasos, Corrida de resistência 2.000 metros, Corrida de resistência 3.000 metros, Corrida com varinha 4x100 metros, Corrida com tora, Cabo de guerra, Natação e Futebol society.

O evento faz parte das comemorações dos 35 anos do Tocantins e é realizado com a finalidade de fortalecer a identidade cultural indígena, promover a socialização entre os povos originários, além de incentivar as práticas esportivas comuns entre as comunidades indígenas.

Na arena montada na praia da Graciosa, os estudantes e equipes de professores das unidades escolares manifestaram suas culturas e tradições por meio do esporte e também com pinturas corporais, adornos, cocares e expressões próprias da língua mãe de cada povo representado.

Caracterizado com as pinturas corporais do povo Javaé, o estudante-atleta Kahomana Wehaju Javaé, 16 anos, da Escola Estadual Indígena Ijawala, de Sandolândia, participou da luta corporal e do arco e flecha e destacou a importância desse momento de integração entre os povos. “É a minha primeira participação e estou muito satisfeito com o evento, muito organizado. É muito gratificante ver todos os povos reunidos para mostrar suas culturas e suas habilidades”, ressaltou.

Campeões dos Jeits

Neste sábado foram definidos os vencedores de duas provas, corrida e natação. Mariana Almeida Sotero Apinajé, 15 anos, da Escola Indígena Matyk, de Tocantinópolis, foi a campeã na corrida de resistência feminina, (1000 metros). “Me esforcei bastante para conquistar o primeiro lugar e terminei a prova muito cansada. Demorei para me recuperar. Mas foi muito bom. Estou muito feliz com essa conquista”, relatou. Analícia Apinajé e Juliana Apinajé ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente na prova feminina.

Na corrida de resistência masculina o vencedor foi Roberto Krahô, da Escola Estadual Indígena Xêpjaka, de Goiatins. Iltom Pohhi Krahô, da Escola Estadual Indígena Mangabeira, de Itacajá, ficou em segundo, e Marcos Aurélio Kwõwamri Xerente, da Escola Estadual Indígena Warõmekwa, de Tocantínia, em terceiro lugar.

Os três primeiros colocados na prova de natação feminina (50 metros) foram: Marisiru Hatawaki Karajá, da Escola Estadual Indigena Maluá, de Lagoa da Confusão; Irani Pejmkwyj Krahô, da Escola Estadual Indigena Xepjaka, de Goiatins; e Isabeti Krahô, também da Estadual Indigena Xepjaka, de Goiatins. “Gostei muito de participar dos Jogos. Estou feliz demais porque venci a prova de natação”, frisou Marisiru Karajá.

Já na prova masculina no lago de Palmas, o campeão foi Maycon Suwate Xerente, da Escola Estadual Indígena Wakomekwa, de Tocantína. Inyre Wesseheri Karajá, da Escola Estadual Indígena Maluá, de Lagoa da Confusão, terminou em segundo lugar; e João Carlos Kumri Xerente, do Centro de Ensino Médio Warã, de Tocantínia, em terceiro.

Professor da Escola Indígena Txuiri-Hina, de Formoso do Araguaia, Viviano Javaé levou 18 estudantes atletas para competir em todas as modalidades dos jogos. “Muito interessante essa ação do governo voltada aos jovens, que têm a oportunidade de interagir com outros povos. Eles ficaram encantados ao ver as manifestações de outras culturas, dentro do próprio estado. Valoriza as nossas tradições”, pontuou.

Governo do Tocantins e Palmas fazem pré-reserva de estandes para a Abav Expo 2024

A expectativa é de uma presença ainda mais marcante do Tocantins e de Palmas na maior feira de turismo da América Latina, depois do sucesso na feira que encerrou ontem, 29, no Rio de Janeiro. Brasília sediará a Abav Expo no próximo ano

Da esquerda para direita: Rodofo Ferreira, presidente da Abav Tocantins, Giovanni de Assis, presidente da Agtur, e Marcelo Perim, presidente do Cetur/Fecomércio Tocantins

Secretário de Turismo do Tocantins, Hercy Filho, presenteou a presidente da Abav Nacional, Magda Nasser, com artesanatos do Tocantins, e confirmou a pré-reserva do estande do estado para a feira do próximo ano.

“Nós fizemos uma pré-reserva do estande de 100 m2 para a AbavExpo do próximo ano, que vai ser em Brasília. Um estande maior do que deste ano, que foi de 60 m2 e que fica ao lado do estande de 150 m2 também reservado pelo Governo do Tocantins”, revelou o presidente da Agência de Turismo de Palmas (Agtur), Geovanni de Assis.

Segundo Giovanni, as expectativas são as mais positivas possíveis de fazermos uma tríade de Palmas, Goiânia e Brasília, para que o Planalto Central, o cerrado do Brasil seja potencializado na próxima feira da Abav.

Ao avaliar o evento que encerrou nesta sexta-feira, 29, o presidente disse que a participação foi “sensacional”. “Acho que a gente vem com uma força de expressão do Tocantins maior, mostrando o Tocantins duplamente, porque ter Palmas é também ter o Tocantins. Fazemos a avaliação de um sucesso absoluto. Acho que conseguimos mostrar aquilo que a gente queria, uma Palmas moderna, conectada, mas antenada com cultura, com meio ambiente e foi só sucesso”, declarou.

sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Brasília e Rio de Janeiro são os estados que receberão as próximas edições da ABAV Expo 2024 e 2025 respectivamente

A ABAV Expo nem acabou e já temos os locais exatos para viver esta experiência novamente. Nesta quinta-feira foram anunciados os dois estados que sediarão as próximas edições do evento.


Para a alegria dos cariocas, o Rio de Janeiro foi escolhido para receber a maior feira da América Latina, novamente, em 2025. Já no ano que vem, será a vez da ABAV Expo aportar em Brasília.

Magda Nassar, presidente da ABAV Nacional, comandou o anúncio e aproveitou a oportunidade para comemorar o sucesso do evento. “A gente não precisa dizer a maravilha que está sendo esta edição. Este ano, contamos dois destinos de uma vez para comemorarmos juntos. Sempre digo que a ABAV não tem dono, ela é dos nossos associados. Vamos trabalhar juntos novamente e nos reencontrarmos aqui no Rio de Janeiro em 2025. Agradeço ao destino de Brasília que teve uma luta incrível.  Tenho muito orgulho de ver esta competição para receber a ABAV, sinal de que o nosso trabalho está sendo reconhecido. 

Cristiano Araújo, secretário de Turismo do Distrito Federal, afirmou que o trabalho para a próxima edição começa já. “Vocês não sabem como estamos felizes em sediar a ABAV Expo, a Copa do Mundo do Turismo. Vamos realizar o sonho de unir turismo e futebol. Quero agradecer esta oportunidade e dizer que Brasília está preparada. Vamos unir todo o trade do turismo e fazer um evento maravilhoso. Vamos começar a trabalhar hoje, pois o turismo é a melhor geradora de emprego que existe”. O presidente da ABAV Brasília, Levi Barbosa também esteve no palco e comemorou bastante.

Gustavo Tutuca, Secretário de Estado do Turismo do Rio de Janeiro, agradeceu a todos por toda a confiança depositada no Rio de Janeiro mais uma vez. “Essa é uma mostra de que o trabalho que estamos fazendo de reconstruir essa cidade está sendo bem feito. Prometemos uma ABAV maior e melhor em 2025", disse ele.

Em clima de comemoração, a secretária de turismo municipal do Rio de Janeiro, Daniela Maia, corroborou a fala de Tutuca. “Estamos significativamente felizes com este resultado. Se essa edição já foi essa explosão de negócios, com estandes sensacionais e criativos, incluindo o nosso com a ativação do Rio Talks, só tenho a agradecer ao mercado do turismo brasileiro por toda essa entrega”.  

ABAV Talks apresenta o Painel ‘Resenha com Elas’

Pelo segundo ano consecutivo, a ABAV Expo realizou o Painel ‘Resenha com Elas’. Nele, cinco mulheres poderosas dividiram suas experiências profissionais e os desafios que enfrentam ao exercerem seus cargos de liderança. Estiveram presentes Magda Nassar, primeira presidente mulher da ABAV Nacional, Natalia Pisoni, coordenadora do Turismo da Argentina (INPROTUR), Heloisa Aguiar, Secretaria de Estado da Mulher do Rio de Janeiro, Daniela Maia, Secretaria de Turismo da cidade do Rio de Janeiro e Adriana Homem de Carvalho, assessora do Sistema Fecomércio RJ.

Magda abriu a roda de conversa reforçando o quanto é importante as instituições darem espaços para as lideranças femininas. Ela também contou que é sempre questionada por ser uma das poucas mulheres líderes no setor, e explicou que o empoderamento feminino demora para acontecer.

“O nosso painel ‘Resenha com Elas’ está na segunda edição e ele vai durar para sempre, mesmo após a minha saída da presidência. A falta de liderança feminina vem junto com as inseguranças. Não é fácil liderar em um meio tão machista, um ambiente com risadinhas piadas e hostilidade. Quando a gente fala de mulheres no poder, a gente tem que ter certeza de quem nós somos, o que fazemos e aonde nós queremos chegar. Nesses quatro anos e meio, entregamos mudanças importantes que merecem o reconhecimento da categoria”.

Muito emocionada, Adriana Homem de Carvalho relembrou suas origens e o fato de sua família ter influenciado seus caminhos no turismo. Eu Já nasci no turismo, porque meu bisavô fundou Canela, no Rio Grande do Sul, e minha bisavó era dona de um hotel. Já a minha mãe foi da primeira turma de turismólogos do Rio de Janeiro. Assim, eu comecei a trabalhar com turismo aos 14 anos. Estudei administração na UFRJ e com 21 anos, montei a minha empresa de eventos. Sou professora universitária e tenho muito orgulho. Pra mim, sucesso é formar o nosso sucessor. Tenho muito orgulho da minha história e das mulheres da minha família. Elas já morreram, mas me inspiram até hoje”.

Natalia Pisoni, que atualmente supervisiona todos os mercados de países onde a INPROTUR atua, reforçou o discurso da importância do reconhecimento do trabalho das mulheres. De acordo com Natalia, há muitos estigmas no setor, o mais comum é as pessoas duvidarem que uma mulher alcançou um determinado patamar na carreira só por merecimento. “Acabam achando que foi por outra coisa. Por isso, é muito importante que tenhamos esse reconhecimento do nosso trabalho”.

Daniela Maia trouxe para a discussão a importância de ser criada em um ambiente sem a presença do machismo. Filha de Cesar Maia e irmã de Rodrigo Maia, ambos da política, ela lembrou a criação que recebeu em casa e como isso influenciou a sua vida e a forma de se posicionar no mundo.

“Cresci com dois homens que não eram machistas, meu pai e meu irmão gêmeo. Isso abriu os meus caminhos para trabalhar e para realizar. Quando perdi o meu marido, senti que perdi a minha proteção. Me vi sozinha e, neste momento, eu senti o que é o machismo. Quando entrei para a política, fui conquistando o meu espaço com o tempo. Não tenho ego, gosto de aprender e de compartilhar. Minha equipe é, em sua maioria, composta por mulheres e pessoas do grupo LGBTQIAPN+. Isso já me dá muito orgulho”.

Secretária da primeira Secretaria da Mulher, Heloisa Aguiar explanou: “Não é fácil. Na verdade, é um desafio enorme ocupar os espaços e ter que ouvir: ‘Ah, isso é decisão para os meninos’”. Ela também citou uma pesquisa que fala sobre o cansaço das mulheres por serem multitarefas. “Mas, agora, a gente não precisa mais carregar este fardo”.

Por fim, Heloísa falou sobre duas importantes iniciativas da Secretaria: as campanhas ‘Ouviu um não, respeite a decisão’, que combate o assédio contra mulheres, e ‘Ela Pode’, que luta pela inclusão da mulher em todos os espaços do esporte, principalmente as modalidades dominadas pelos homens.

ABAV Buyers Club

A ABAV Buyers Club, programa de fomento do Turismo e principal objetivo da ABAV Expo, o destaque vai para o Mato Grosso. Segundo Fabíola Lima, analista de negócios da SEBRAE Mato Grosso, o estado trata a participação na feira como uma “missão técnica”. “Trouxemos os empresários da nossa região para que pudéssemos proporcionar além da vivência que temos na feira, toda troca, network e rodada de negócios. Temos empresários da região do Pantanal, de Cáceres, Chapada dos Guimarães, Nobres, uma infinidade de destinos e atrativos turísticos”, diz.

A representante do SEBRAE destaca que os principais interessados em fechar negócios com os empresários mato-grossenses são os da região Sudeste, mas ressalta que os interessados vêm engajados com a cartilha de sustentabilidade, tema da ABAV Expo 2023. “Hoje o turismo sustentável é uma forte tendência em nosso estado, como o pesque e solte, para aqueles que que buscam essa prática, temos a região da Transpantaneira em Poconé onde é um dos poucos lugares com o avistamento de onças, então temos que preservar”, conclui.

Uma outra iniciativa relevante também está sendo realizada no ABAV Buyers Club, o espaço está ofertando aos participantes da feira dicas para os pequenos negócios implementarem o ESG em seu negócio, parceria firmada com o Sebrae. A iniciativa conta com boas práticas de eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa na rotina dos mais variados negócios ligados ao setor do turismo.

A ABAV Expo deste ano também apresenta mais uma novidade: o Programa Comprador Convidado engloba nesta edição uma ação inédita, em parceria com a ALAGEV e com o Rio CVB. Ela trouxe 50 compradores nacionais do mercado corporativo (MICE) para fazerem negócios e vivências no Rio de Janeiro. 

Também expandiu o programa para a vinda de 50 compradores internacionais de alto potencial de negócios para se relacionarem com empresários do Turismo nacional, em parceria com a Embratur e SETUR RJ.

Turismo na Veia

Quer doar sangue e não sabe como? Então, a ABAV Expo é o destino certo pra você. Na maior feira de turismo da América Latina, uma das ações do nosso Projeto Jornada ABAV ESG é o Turismo na Veia. Trata-se de uma campanha de doação de sangue, que acontece em parceria entre a ABAV Expo, o Hemorio e a SETUR.

De acordo com a enfermeira Lucia Garcia, uma das profissionais que está atendendo o público, os critérios para a doação são bem simples. “Primeiro, precisamos derrubar este tabu de que dói muito a doação e é demorada. O ato da doação em si é muito rápido e a dor é mínima. Para doar, basta ter mais de 16 anos, pesar mais de 50 quilos, se alimentar antes de fazer a doação e estar com a saúde em dia. Sempre vale lembrar que com uma doação é possível salvar muitas vidas”. Quem quiser doar, é só comparecer ao Pavilhão 4 do Riocentro, em frente ao Mezanino 1, das 13h às 16h, com um documento com foto em mãos.

Mais ações ESG

Inspirada pela Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas), que é um plano global para que se atinja um mundo melhor para todos os povos e nações até 2023, a ABAV Nacional tem consolidado seu programa de ESG no Turismo. A instituição, organizadora da maior feira de turismo da América Latina, se comprometeu com o desenvolvimento sustentável em suas três dimensões: ambiental, social e econômica, criando a Jornada ABAV EGS. Entre as ações que já estão sendo executadas durante o evento estão o estímulo ao uso da credencial digital recebida em e-mail com código QR para entrada. Até amanhã, o visitante poderá, se preferir, imprimir sua credencial em casa e no evento receberá um porta credencial que deverá ser devolvido para descarte correto.

A inclusão também ganha destaque no programa ESG, e a ABAV contratou profissionais com PCD e pertencentes a grupos heterogêneos para desempenhar funções variadas durante o evento. Há ainda o Na Prática, programa para voluntários selecionados em parceria com o Senac RJ que unirá teoria e prática durante os três de feira. Garantindo a acessibilidade, algumas visitas guiadas para deficientes visuais e auditivos, bem como carros RXV, estão sendo realizadas com motoristas para trazer pessoas com limitações de mobilidade até o credenciamento. O evento também conta com uma EcoPista que é capaz de captar energia cinética, economizando energia que seria utilizada em diversas atividades durante a feira. Para evitar a geração de lixo, 8 bebedouros estão instalados nos pavilhões da feira, garantindo água de forma gratuita para todos os abavianos.

A ABAV Talks, que é uma área educacional, está promovendo uma rica troca de experiências e conhecimentos que também reiteram o projeto ESG da 50a edição da ABAV Expo. Foram debatidos, nesta quinta-feira, 28 de setembro, por exemplo, os temas “Sustentabilidade e Inovação, a Potência do Ecoturismo, parceria com Sebrae; “O futuro do turismo - uso de dados alternativos e inteligência artificial na compreensão do setor”; “Turismo inclusivo, como planejar um turismo inclusivo”; “Turismo Social, realização Sesc”; entre outras. Além do assunto Inovabilidade - dedicada à prática ESG - a iniciativa conta com 66 palestras em seis arenas com temáticas variadas, incluindo Metamorfose, Especialização, Eventos e Negócios, Vivências e Lazer e FuturoS. Todas as palestras estão sendo ministradas por especialistas de diversas áreas do conhecimento, ofertando aos participantes temas de interesses relevantes para o setor de turismo.

 “A ABAV Expo é o maior evento do mercado do Turismo brasileiro e um dos mais importantes do calendário latino-americano, realizado no Brasil - o maior mercado do Turismo da região. Estamos bem felizes, pois durante os três dias, a 50ª edição está sendo palco de um grande ambiente de negócios, relacionamento e capacitações, com novidades tecnológicas e ações de ESG” comemorou a presidente da ABAV Nacional, Magda Nassar que também foi contemplada com a menção honrosa do Prêmio da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais de Turismo (ABBTUR), pelo trabalho realizado nesses anos à frente da ABAV Nacional.

“Vamos pensar que o turismo é de todos nós. Ele é um só. Ontem, eu falei uma coisa que eu quero repetir, nós somos a economia do cuidado. Vocês são a economia do cuidado. Obrigada, vocês são muito especiais. Eu espero vocês em Brasília, no ano que vem”, disse ela.





Marca turística de Palmas é apresentada com sucesso na AbavExpo 2023

Segundo a Agtur, este ano a Capital do Tocantins ocupou o maior estande já criado pela gestão para divulgação de Palmas, bem como apresentação da nova marca turística da Capital para o trade de turismo do Brasil na AbavExpo, que é realizada no Rio de Janeiro. 

Divulgação

A Prefeitura de Palmas, por meio da Agência Municipal de Turismo (Agtur), levou a convite agentes de viagens e representantes do trade turístico da Capital para o evento nacional, a feira da Associação Brasileira dos Agentes de Viagens (Abav) Expo 2023. que iniciou nesta quarta-feira, 27.

Segundo a organização da feira, até sexta-feira, 29, o evento deverá receber mais de 40 mil pessoas de todo o País, que terão a oportunidade de visitar também o estande da Prefeitura de Palmas, onde a Gestão Municipal construiu um espaço de 60 metros, o maior já montado por Palmas em um evento desse porte, com foco em apresentar sua marca turística e os atrativos da Capital tocantinense.

Para o presidente da Abav-Tocantins, Rodolfo Ferreira,  Palmas não poderia ficar de fora da maior feira de turismo da América Latina. “É uma grande honra Palmas bem representada aqui na Abav, expondo e prospectando negócios para nossa bela, nova e moderna Capital, e, a mais tecnológica, com belas riquezas naturais e lago belíssimo a ser explorado”, disse o presidente.

O presidente da Agtur, Giovanni Assis, explica que participar deste evento, em que ele o considera um espaço exclusivo para as promoções turísticas da Capital tocantinense é um grande ganho para a cidade de Palmas.  Nele, os agentes de viagens poderão conhecer roteiros, empreendedores, lugares e histórias do turismo de nossa cidade sob a perspectiva do turismo de aventura e negócios, dentre outros,

Ainda segundo o presidente, o estande na Abav Expo, além receber a identidade visual de Palmas como destino turístico inteligente, cidade conectada e tecnológica e da nova marca para as ações do turismo, lançada oficialmente no evento, também foram levados panfletos explicativos, vídeos, flyers, dentre outros, com objetivo de divulgar a cidade de Palmas,

Giovanni ressalta ainda que a Cidade está antenada com as discussões mais atuais de meio ambiente e resiliência climática. A Agtur levou uma equipe técnica da prefeitura e também de agências de viagens que vendem a Capital como destino, além de entidades classistas do trade de turismo local e atração cultural.

“O objetivo da participação da Prefeitura de Palmas na Abav Expo 2023 é apresentar a marca turística do município e mostrar aos visitantes todas as riquezas e potencialidades turísticas da mais jovem capital do país”, explica o presidente da Agtur, Giovanni Assis.

A Gestão Municipal também levou a campanha “Quem conhece Palmas se Apaixona”, que conta com vídeos institucionais que destacam os pontos turísticos da Capital.

Marca Turística

A primeira cidade da região Norte a desenvolver uma marca turística própria, a Prefeitura de Palmas apresentou em março deste ano a campanha, que conta com identidade visual padronizada, com peças publicitárias dedicadas a vender a Capital tocantinense.

A Agtur destaca que Palmas é um destino turístico com atrativos para turistas interessados em roteiros cujos diferenciais sejam bons índices de segurança, trânsito fluido, boa culinária, trilhas ecológicas, cachoeiras, praias de água permanentes, atividades de lazer e esportes nos parques urbanos, no rio Tocantins e porta de acesso a atrações naturais no interior do Tocantins, como as Serras Gerais e o Jalapão.

 

 

 


Sebrae promove destinos do Tocantins na maior feira de turismo da América Latina

No evento, empreendedores tocantinenses participam de atividades de capacitação e troca de experiências 


Superintendente do Sebrae Tocantins (de boné) prestigia o estande do estado na ABAVEXPO 2023. O chambaril de Paraíso do Tocantins foi atração gastronômica. Divulgação

Jalapão, Taquaruçu e Serras Gerais são destinos que encantam o Tocantins e fazem do Estado referência nacional em belezas naturais. Por acreditar nesse forte potencial turístico, além da riquíssima gastronomia, o Sebrae aposta no desenvolvimento e visibilidade desses destinos nos cenários nacional e internacional.

Por isso, os atrativos naturais do Tocantins ganharam destaque na maior feira de Turismo da América Latina – a ABAV Expo 2023, que ocorre até hoje, sexta-feira, 29, no Riocentro (RJ).  

A empreendedora Emilly Nunes Cardoso, proprietária da Farinhada do Preto, localizado no município de Almas, sudeste do Tocantins, relata que há 5 anos ajuda os pais a cuidarem do estabelecimento da família, que oferece turismo de experiência sobre a produção da farinha.

Participando pela primeira vez da ABAV, ela acredita que a experiência adquirida na feira será única para seu negócio. “Vou levar conhecimento e uma visão mais ampla de tudo e o Sebrae tem sido fundamental na construção do nosso sonho, porque além de proporcionar nossa participação em eventos como este, os analistas vão dando instruções quando temos dúvidas sobre o que fazer no negócio”, ressalta.  

“Nosso objetivo na ABAV Expo é adquirir conhecimentos sobre a pesca esportiva e implementar novas ideias e práticas na cidade”, aposta Adrielli Machado Ferreira. Ela é proprietária de um hotel localizado em Paranã.

Segundo a empreendedora, participar da feira é uma experiência única que amplia a visão para o sucesso do negócio. “O Sebrae nos deu consultoria financeira, assim identificamos muitos pontos negativos que não víamos no dia a dia e a partir desse treinamento, temos um novo olhar para o hotel”, diz. 

Para o superintendente do Sebrae, Rérison Antônio Castro, a ABAV Expo 2023 é uma forma de conectar e divulgar o empreendedorismo do Tocantins para o mundo. “O Sebrae está comprometido em preparar os empresários para promover o turismo do Tocantins, e mais uma vez estamos presente na ABAV com nossa equipe técnica e 140 empresários”, reforça. 

No estande do Tocantins, o Sebrae apresentou o roteiro da Rota Quilombola, além dos atrativos de três regiões turística do Estado: Jalapão, Serras Gerais e Serras e Lagos. “Nosso objetivo é fazer com que o turista fique mais tempo no Tocantins e isso tem sido excelente, porque o turismo acaba desenvolvendo várias cadeias econômicas do Estado”, frisa o superintendente.  

Rota Quilombola 

Representando o povoado Mumbuca, Sara Sousa, proprietária do restaurante da Praianha Mumbuca, afirma que a experiência na feira agrega conhecimento e possibilita levar a cultura Quilombola para o restante do País. “Tive a oportunidade de mostrar a história da comunidade, a cultura, a identidade e os costumes. Também falamos sobre a promoção do turismo de base comunitária, que é promover uma experiência com a gastronomia, a arte e a cultura do nosso povo”, completa.  

O gerente do Sebrae, Bruno Vieira, destaca que a instituição atua fortemente no turismo do Estado. Segundo ele, o Sebrae trabalha atualmente em mais de 45 municípios, por meio dos agentes de roteiro turístico. “Com esse trabalho estamos estimulando, apoiando e fortalecendo as estratégias dos Destinos Turístico Inteligente. Também estamos com o projeto Tocantins + Turismo em parceria com o Governo do Tocantins, na iniciativa estamos levando capacitações aos empreendedores”, enfatiza.  

ABAV Expo 

ABAV Expo, que é o maior evento do mercado do Turismo brasileiro e uma das principais do calendário latino-americano. Reúne os principais players do Turismo do Brasil e do mundo e é a grande vitrine e o ponto de encontro para o lançamento de novidades e apresentação de tendências para o mercado profissional do turismo, além de ser um ambiente de negócios, relacionamento e capacitações. Está em sua 50ª edição e é organizada e realizada pela ABAV Nacional. Foi apontada por 72% dos profissionais da indústria como o evento de maior relevância para participar em 2022, segundo pesquisa da ABAV em parceria com o Sebrae, realizada em junho de 2021.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sebrae Tocantins

 

Hercy Filho participa de Assembleia Extraordinária do Fornatur

Reunião contou com a presença de destacadas personalidades do turismo e discutiu temas cruciais para o desenvolvimento do turismo no país

Reunião Extraordinária do Fornatur, com a presença do Ministro do Turismo e secretários de estado. Mazim Aguiar/ Governo do Tocantins

O Secretário do Turismo do Tocantins, Hercy Filho, foi um dos participantes de destaque na Assembleia Extraordinária do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), realizada nesta quinta-feira, 28, em paralelo à programação da 50ª ABAV Expo, no Rio de Janeiro.

Com mesa diretiva encabeçada pelo secretário de Turismo de Goiás e presidente do Fornatur, Fabrício Amaral, a reunião abordou tópicos cruciais para o futuro do turismo no país.

Em seu pronunciamento, o ministro do Turismo Celso Sabino abordou as perspectivas do MTur para o turismo no Brasil. “Eu acredito que vamos fazer do turismo uma indústria mais forte do que do óleo e do gás. Nós somos os responsáveis por fazer do Brasil um país rico, de pleno emprego e reconhecido pelo mundo”, enfatizou.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, apresentou as prioridades da Embratur para 2023 e as perspectivas para 2024, além de propor discussão aprofundada sobre a reforma tributária.

A presidente da ABAV Nacional, Magda Nassar, como apoiadora da Assembleia Extraordinária do Fornatur, também teve a oportunidade de se pronunciar, assim como Gustavo Reis Ferreira, que destacou a importância do evento.

O secretário nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade no Turismo (SNPTUR), Milton Zuanazzi, falou sobre a necessidade de uma política nacional de turismo integrada e integradora. Também apresentou o projeto de retomada do Salão do Turismo, idealizado pelo MTur. “O nosso papel no turismo é desenvolver produtos e destinos, qualificar produtos e destinos e promover produtos e destinos”, comentou.

Outro tema abordado foi a Rede Brasileira de Trilhas e seu papel no ecoturismo e conservação, apresentado pelo diretor de Áreas Protegidas do Ministério de Meio Ambiente e Mudança do Clima, Pedro da Cunha e Menezes.

A Assembleia também abordou questões técnicas do Fórum, como a comunicação de reativação do CNPJ do Inforum/Fornatur, a nomeação interina da presidência, direção executiva e secretaria geral, com uma nova eleição prevista para dezembro de 2023.

“O Fornatur é um Fórum importantíssimo para a política nacional do turismo brasileiro. São as diversas unidades da Federação, mostrando seus problemas, suas potencialidades, as suas reivindicações e pautas que interessam a todos. Foram discutidos muitos assuntos importantes e o Tocantins, com certeza, ganha muito com isso”, disse o secretário do Turismo do Tocantins, Hercy Filho.

Entrega de kits

Secretário Hercy Filho entrega kit de apresentação do Tocantins ao ministro Celso Sabino. Mazim Aguiar/ Governo do Tocantins

O secretário Hercy Filho e seus assessores na Secretaria do Turismo aproveitaram o momento para entregar kits de apresentação do Estado, com informações sobre as regiões turísticas tocantinenses às autoridades presentes, como o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e o ministro do Turismo, Celso Sabino.

 Assessoria de Comunicação da Setur

 

quinta-feira, 28 de setembro de 2023

50ª edição da ABAV Expo cresce 30% em relação ao ano de 2022 e bate recorde de pré-inscrições

Magda Nassar abriu a coletiva de imprensa da 50ª edição da ABAV Expo, nesta quarta-feira (27) com notícias animadoras para o setor de turismo. A feira, a maior da América Latina, bateu o recorde de pré-inscrições dos últimos anos: foram 33.600 no total. 


Web

No palco, ao lado de Marcelo Freixo, Presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo – EMBRATUR, Gustavo Tutuca, Secretário de Estado do Turismo do Rio de Janeiro, Celso Sabino, Ministro de Estado do Turismo, Daniela Maia, Secretária de Turismo do Rio de Janeiro, Adriana Homem de Carvalho, assessora da Presidência da Fecomércio RJ, representando Antonio Florencio Queiroz Junior, Presidente da Fecomércio e Fabricio Amaral, Presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo – FORNATUR, a primeira presidente mulher da ABAV Nacional, organizadora da 50a ABAV Expo, mostrou que o evento cresceu 30% em comparação ao ano passado.

“Já é possível afirmar que o sucesso da ABAV Expo 2023 está acontecendo porque o Rio de Janeiro é muito parceiro. Nós precisamos trabalhar e ajudar a Embratur a divulgar o Brasil. Ao longo destes três dias de evento, discutiremos a reforma tributária e nós estamos debruçados neste tema. Estamos indo a Brasília com frequência e é muito importante termos os políticos – deputados federais e senadores – do nosso lado”.

A presidente também anunciou que assumiu o desafio de fazer com que a feira seja totalmente sustentável. “Começamos uma verdadeira jornada ESG. Contratamos uma assessoria especializada no assunto, trouxemos operadoras, o Sebrae e montamos um comitê especial. Qual é a responsabilidade do turismo se não falarmos de sustentabilidade”, argumenta Magda.

Em seguida, Marcelo Freixo apresentou uma grande novidade: uma parceria com a TAP, empresa aérea de Portugal, que realizará mais 11 voos semanais de Portugal para o Brasil. “O caminho do crescimento do turismo nacional se dará pela união de todos que lutam por este setor. Recentemente, a Embratur inaugurou um portal e atualizou todas as informações sobre inteligência de dados”, comentou Freixo.

Ele também apresentou números robustos do turismo nacional. Segundo o presidente da EMBRATUR, o país arrecadou R$ 3,2 bilhões somente no mês de agosto. Nos primeiros oito meses do ano, o Brasil recebeu R$ 22 bilhões de reais. De janeiro a agosto, o turismo gerou um lucro limpo que já é o maior resultado do turismo dos últimos 25 anos. “O sucesso desta feira é o resultado de várias mãos”, afirma.

Adriana Homem Carvalho, assessora da presidência da Fecomercio RJ, comentou que estava profundamente feliz, pois é a primeira vez que a instituição participa da ABAV Expo de uma forma tão significativa. De acordo com a assessora, a Fecomércio, o Sesc e o Senac estão ocupando espaços relevantes no setor. Ela enfatizou ainda que o Sesc tem investido cada vez mais no turismo social, seja em hotéis, gastronomia ou lazer.

Gustavo Tutuca agradeceu a parceria da Embratur, da ABAV Expo, da Prefeitura do Rio de Janeiro e de todos os demais parceiros envolvidos no segmento de turismo. “É muito bom falarmos sobre o crescimento e o desenvolvimento do turismo de nosso estado, nossa cidade e país. Precisamos de mais engajamento, pois sabemos que o Rio de Janeiro é a isca, a joia da coroa. Estamos conversando com as companhias aéreas, pois precisamos recuperar/revitalizar o Aeroporto Internacional Tom Jobim”, pontuou o secretário.

Daniela Maia também registrou que está muito feliz, pois o turismo da Cidade do Rio de Janeiro vive um momento ímpar. “Essa edição da ABAV Expo 2023 Rio de Janeiro chancela esse crescimento e nós estamos de mãos dadas como o estado, a Fecomercio e a Embratur. Estarmos nessa sintonia só potencializa nosso crescimento turístico, cujo Rio de Janeiro tem vocação para se expandir e gerar novas oportunidades”, comenta a secretária de turismo da cidade do Rio de Janeiro. Maia também comentou que, recentemente, fechou uma parceria com a ACIE (Associação dos Correspondentes de Imprensa Estrangeira) para divulgar o destino Rio de Janeiro.

O ministro Celso Sabino, chamado de turista na feira por sua empolgação com o evento, verbalizou que o Brasil precisa ser o país do presente e não mais o país do futuro. Ele anunciou investimentos do novo PAC, que contemplará várias obras de infraestrutura, de diversos programas que vão incentivar o turismo nacional, atraindo visitantes nacionais e estrangeiros. Ele afirmou que o ministério vai criar mais iniciativas / parcerias para alavancar alguns setores, como turismo plus, pousadas de charme, hotéis de luxo, entre outros segmentos.

“Nosso maior desafio é aumentar a taxa de ocupação destes grandes empreendimentos turísticos. Também queremos incrementar programas ligados ao ecoturismo, turismo gastronômico e demais nichos. Criaremos uma sinergia/conectividade com os países membros do Mercosul, precisamos valorizar os turistas estrangeiros e os nacionais”, comenta Sabino.

O ministro do turismo também anunciou que está dialogando com as companhias aéreas, pois o país tem que aumentar sua malha aérea. Ele informou que o projeto “Conheça o Brasil voando” tem como objetivo criar incentivos para o turista nacional. Ainda de acordo com ele, os brasileiros precisam ter acesso a passagens aéreas mais em conta. Segundo Sabino, a ANAC garante que metade das vagas das cias aéreas garantem tarifas a partir de R$ 500,00, porém os viajantes devem planejar seus destinos com antecedência, garantindo assim, bons preços.

Cinthia Ribeiro participa da abertura oficial da Abav Expo 2023

A 50ª edição da Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagens) Expo teve início no Riocentro, nesta quarta feira, 27, Dia Mundial do Turismo, e vai até o dia 29.

Foto: Edu Fortes/Gabinete da Prefeita

O evento, que segundo seus organizadores reunirá mais de 2 mil marcas durante os três dias de evento e espera receber mais de 40 mil pessoas, se consolida como a maior edição da história.

E a Prefeitura de Palmas participa do evento com grande estande apresentando a marca turística da Capital tocantinense.

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, ressaltou a importância do Governo do Tocantins estar alinhado com a Gestão Municipal em beneficio do turismo em todo o Estado, destacando que a Capital é a porta de entrada para todos os atrativos turísticos. “Para nós hoje é motivo de muito orgulho poder prospectar o Tocantins e a Capital mais jovem do País, que é Palmas, com todos os seus atrativos e recursos naturais, tais como a Ilha do Bananal, o parque do Cantão, a Serras Gerais, o Jalapão, entre outras tantas belezas que há no Tocantins", destacou a gestora.

Em seu discurso, o ministro do Turismo, Celso Sabino, mesmo sendo um entusiasta, destacou as dificuldades de empreender turismo brasileiro, ressaltando a importância do evento para todo o trade turístico.  Já a presidente da Abav, Magda Nassar, falou sobre o evento o uma feira inclusiva, com 37 mil metros quadrados, ela destacou que a feira esta a ambientalmente responsável, com muito foco na governança. 

Também esteve presente no estande de Palmas na Abav Expo 2023 o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, acompanhado da primeira-dama do Estado, Karynne Sotero, e o secretário de Estado do Turismo, Hercy Filho.

Estande

A Prefeitura de Palmas participa com um estande de 60 metros, o maior já montado pela Gestão Municipal em um evento desse porte, com foco em apresentar a marca turística de Palmas e os atrativos da Capital tocantinense. Palmas é divulgada na Abav Expo 2023 como destino turístico inteligente, cidade conectada e tecnológica, mas antenada com as discussões mais atuais de meio ambiente e resiliência climática, a Agtur levou uma equipe técnica da prefeitura e também de agências de viagens que vendem a Capital como destino, além de entidades classistas do trade de turismo local e atração cultural.

O objetivo da participação da Prefeitura de Palmas na Abav Expo 2023 é apresentar a marca turística do município e mostrar aos visitantes todas as riquezas e potencialidades turísticas da mais jovem capital do país”, explica o presidente da Agência Municipal de Turismo (Agtur), Giovanni Assis.

Marca Turística 

A primeira cidade da região Norte a desenvolver uma marca turística própria, a Prefeitura de Palmas apresentou em março deste ano a campanha, que conta com identidade visual padronizada, com peças publicitárias dedicadas a vender a Capital tocantinense. A Agtur destaca que Palmas é um destino turístico com atrativos para turistas interessados em roteiros cujos diferenciais sejam bons índices de segurança, trânsito fluido, boa culinária, trilhas ecológicas, cachoeiras, praias de água permanentes, atividades de lazer e esportes nos parques urbanos, no rio Tocantins e porta de acesso a atrações naturais no interior do Tocantins, como as Serras Gerais e o Jalapão.

A cerimônia de abertura do evento contou com autoridades e discursos otimistas sobre o turismo nacional. Magda Nassar, presidente da Abav Nacional, abriu oficialmente o evento, em uma mesa composta pelo presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional de Turismo (Embratur), Marcelo Freixo; o ministro do Turismo, Celso Sabino; o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; o secretário estadual de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca; o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, entre outras autoridades.

Wanderlei Barbosa promove atrativos do Tocantins na maior feira de turismo do Brasil

Jaciara França/Governo do Tocantins

Governo do Tocantins está presente na 50ª edição da ABAV Expo com um dos maiores estandes do evento

Crédito fotos: Vinicius Santa Rosa/Governo do Tocantins

Governador Wanderlei Barbosa ao lado da equipe da Secretaria de Estado do Turismo

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, participou nesta quarta-feira, 27, no Rio de Janeiro/RJ, da abertura oficial da ABAV Expo 2023, maior feira de turismo do Brasil, realizada pela Associação Brasileira de Agentes de Viagens (ABAV).

Governo do Tocantins está presente na ABAV Expo 2023 com um dos maiores estandes do evento

"Trazendo um dos maiores e mais belos estandes para o evento, demonstramos as grandes oportunidades do setor turístico no Tocantins. Essa atividade está chegando às áreas onde outras atividades econômicas têm mais dificuldade de chegar e, por meio do turismo, a realidade de muitos municípios e famílias tem sido transformada”, afirmou o governador Wanderlei Barbosa, durante sua visita ao estande do Tocantins.

O evento ocorre até a sexta-feira, 29, e cerca de 45 mil pessoas devem prestigiar a exposição este ano. 

Estande

O Governo do Tocantins está presente na ABAV Expo com um dos maiores estandes do evento, o que evidencia os atrativos turísticos do Estado. O visitante poderá conhecer os principais destinos que são trabalhados no planejamento estratégico da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), que são: Jalapão, Serras Gerais, Cantão, Ilha do Bananal e Palmas.

Na divulgação, são evidenciadas as atrações culturais que mais representam o Estado e, hoje, se tornaram elementos essenciais nestes destinos. Entre os destaques, estão o grupo Tambores do Tocantins, as Cavalhadas, a culinária (chambaril, biscoito Amor Perfeito, doces de frutas do Cerrado, paçoca de carne seca, dentre outros) e o artesanato em capim-dourado, palha de buriti e os de origem indígena. 

O secretário de Estado do Turismo, Hercy Filho, destacou que a participação do governador Wanderlei Barbosa é essencial para alcançar os resultados esperados. “A ABAV é referência para o setor turístico da América Latina. A presença expressiva do Tocantins com um estande de destaque e a participação do governador Wanderlei Barbosa demonstram que o desenvolvimento do setor é uma prioridade para o Estado. Nessa vitrine internacional que é a ABAV Expo, a Secretaria de Estado do Turismo está muito feliz em promover o Estado aos agentes de viagem, que são os grandes promotores do turismo”, ressaltou o secretário.

Governo do Tocantins apoia participação do empresariado

Em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a ABAV Tocantins, o Governo do Tocantins contribuiu com a participação de, aproximadamente, 250 empresários do setor turístico do Estado no evento.

O presidente da ABAV Tocantins, Rodolfo Ferreira, destaca que a iniciativa do Estado é essencial para o alcance dos resultados das empresas. ”O estande do Tocantins, retratando com tanta relevância o potencial do Estado, incentiva a participação do trade turístico. Essa presença fortalece o setor e contribui para alcançar os resultados esperados”, afirmou.

quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro inova com talks criativos na ABAV EXPO 2023

Daniela Maia, secretária da SETUR Rio, anuncia agenda potente para 2024

O Cristo Redentor - Marcelo Piu / Prefeitura do Rio

Retornando em grande estilo após onze anos fora da cidade – mais grandiosa e sustentável – a abertura nesta quarta-feira (27/09), Dia Mundial do Turismo, foi com a palestra do californiano Steve Wozniak, co- fundador da Apple.

Anfitriã da feira, a cidade do Rio de Janeiro recebe os participantes com um estande de 200 m2, de alta tecnologia, com 16 leds suspensos em formato de cubo, com uma vista aérea de tirar o fôlego.

Uma mini arena batizada RIO TALKS, com capacidade para 40 lugares, trará grandes players do entretenimento turístico (agenda abaixo); um corner com 26 baias de network ofertada aos HotéisRio; salas com acústica diferenciada para reuniões privativas do setor; recepcionistas bilíngues (inglês/espanhol), além de uma equipe de apoio e logística pronta para atender aos participantes.

“Vamos apresentar um estande da cidade do Rio com os maiores personagens que impulsionam o turismo e a economia da nossa cidade, os pontos turísticos e todas as belezas da cidade maravilhosa” comenta Daniela Maia, secretária de Turismo da cidade do Rio de Janeiro.

Um bufê carioca, com iguarias badaladas do Rio, servirá biscoito Globo, mate, água de coco e bolinho de feijoada. Como brinde aos visitantes, bolsas em ráfia 100% recicláveis. Isso tudo num estande com enormes painéis R I O, alegres e coloridos, que projetam imagens de ícones da cultura carioca, através de pontos turísticos como praias e todos os predicados naturais do Rio de Janeiro.

Na arena RIO TALKS teremos a seguinte programação:

Dia 27 de setembro – quarta-feira

14h30 – VISIT RIO – CARLOS WERNECK – Rio Convention Bureau e Daniela Maia - Lançamento da nova marca Visit Rio

15h – RIOTUR – RONNIE COSTA – Carnaval e Réveillon 2024

16h – CS EVENTOS – CAROL SAMPAIO – A empresária dos grandes eventos com DNA carioquíssimo

16h30 – UNIVERSO SPANTA / CASA BLOCO MAM – MARINHO FILIPPO – Os grandes eventos na cidade

17h – ORLA RIO – JOAO MARCELLO BARRETO – Gastronomia praiana e turismo sustentável e a importância dos quiosques como atrativos turísticos

17h30 - MUSEU DO FLAMENGO - MARCELO FERNANDES - a expansão do Museu do Flamengo

18h – SRCOM - ABEL GOMES – Réveillon de Copacabana

Dia 28 de setembro – quinta-feira

14h – ACIE – ASSOCIAÇÃO DOS CORRESPONDENTES DE IMPRENSA ESTRANGEIRA – EDMAR FIGUEIREDO – Assinatura da parceria entre a Setur Rio e a ACIE

14h30 - CLIA BRASIL - MARCO FERRAZ - a maior temporada de cruzeiros da estação

15h – DREAM FACTORY – DUDA MAGALHAES – Carnaval de rua, Art Rio, Maratona do Rio

15h30 – FAIRMONT – MICHEL NAGY – Turismo de Luxo na cidade do Rio de Janeiro

16h – INVEST RIO – ALEXANDRE VERMEULEN – Web Summit

16h30 – SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA – BERTHALDO SOARES – Turismo religioso

17h – ROCK IN RIO – ANA DECCACHE – 40 anos do festival em 2024

17h30 – BONUS TRACK – LUIZ OSCAR NIEMEYER – Paul McCartney de volta ao Rio / Festival MITA

Dia 29 de setembro – sexta-feira

14h30 – RIO GALEÃO – RAFAEL LOURO – Gerente de Desenvolvimento de Tráfego – O HUB aéreo que o Rio merece

15h – GRUPO ARCO IRIS – CLAUDIO NASCIMENTO – Parada LGBT

16h – 50 BEST RESTAURANTS – MARTINA D'AVILA e CLAUDE TROISGROS – a gastronomia como alavanca de negócios e turistas

17h - MUSEU DA HISTÓRIA e da CULTURA AFRO BRASILEIRA - SINARA RUBIA FERNANDES - Pequena África

SERVIÇO

ABAV EXPO

De 27 a 29 de setembro - das 13h às 20h (exceto eventos especiais)

Avenida Salvador Allende, 6555 – Barra da Tijuca – RJ

Stand da SETUR Rio - Pavilhão 3

Fonte: Ascom Setur Rio de Janeiro