A Fenacce acontece em Fortaleza (CE) entre os dias 26 de setembro e primeiro de outubro
As inscrições para a Feira Nacional de Artesanato e Cultura (Fenacce), que acontece em Fortaleza (CE), entre os dias 26 de setembro e primeiro de outubro, terminam nesta segunda-feira, 14.
O Governo do Tocantins, através da Secretaria da Cultura (Secult), divulgou no mês de julho, um edital para a seleção de artesãos que tenham interesse em participar. De acordo com o cronograma, os resultados provisórios serão divulgados no dia 21 de agosto, com resultado definitivo sendo liberado no dia 29 do mesmo mês.
Conforme o chamamento, quatro artesãos individuais e seis entidades representativas serão selecionados para participação na feira, ocupando um espaço coletivo destinado ao Tocantins e comercializando os produtos artesanais do Estado, que participa da Fenacce pela segunda vez, através do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). No ano passado, o total apurado em vendas pelos artesãos tocantinenses chegou a R$ 95.793,00.
Dentre as regras do edital, das quatro vagas destinadas aos artesãos individuais, uma será exclusiva para artesãos que trabalhem com o capim dourado como matéria-prima; uma para artesãos de origem indígena e outras duas vagas para aqueles que trabalhem com tipologias variadas. Em relação as seis vagas destinadas para entidades representativas, duas serão voltadas para associações indígenas; três para associações que façam peças com o capim dourado e uma para entidades com outras tipologias.
Serão selecionados artesãos e entidades representativas que produzam peças com os seguintes materiais: madeira; cerâmica; capim; fibra; semente; casca; flores e folha; cristal e vitral. É imprescindível que os artesãos inscritos tenham idade mínima de 18 anos completos no momento de participação na Fenacce, sejam cadastrados no Sistema de Informações do Artesanato Brasileiro (SICAB) e possuam a Carteira Nacional do Artesão dentro do prazo de validade.
Para ter acesso ao edital, clique aqui.
Fenacce
A Feira Nacional de Artesanato e Cultura reúne artesãos de diversas partes do Brasil, consolidando-se em um espaço que celebra a cultura e a arte popular. Além do artesanato cearense, o evento possibilita a participação de outros estados, uma ação que acontece através do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), que tem como objetivo incentivar o desenvolvimento econômico e social dos artesãos. Em 2023, a Fenacce chega a sua quinta edição.
Ascom Secult / Governo do Tocantins
Nenhum comentário:
Postar um comentário