O agronegócio é o principal propulsor da economia tocantinense e as feiras agropecuárias são vitrines para a exposição e venda de novos produtos e troca de informações tecnológicas, ao mesmo tempo em que promovem a interação com a comunidade.
Exposições agropecuárias, cavalgadas e rodeios movimentam a economia no Tocantins. Foto: Gazeta do Cerrado
Integrados a esse movimento, os parlamentares estaduais destinaram neste ano, R$ 2.145.000,00 em emendas parlamentares para realização de exposições agropecuárias, cavalgadas e rodeio show. As cidades beneficiadas com emenda dos deputados estaduais foram Almas, Campos Lindos, Colinas, Colméia, Divinópolis, Formoso do Araguaia, Guaraí, Marianópolis, Miracema, Miranorte, Palmas/Taquaruçu, Paraíso do Tocantins, Presidente Kennedy e Taguatinga.
Rodeio Show em Taquaruçu
O Rodeio Show em Taquaruçu, evento já tradicional no distrito de Palmas, contou com apoio de emenda parlamentar do deputado Léo Barbosa (Republicanos) teve recorde de público este ano.
Presente ao encerramento do evento, em companhia do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e do presidente da Assembleia Legislativa, Amélio Cayres (Republicanos), o deputado Leo Barbosa demonstrou satisfação com o resultado do evento. "Foi uma noite de muita alegria e recorde de público na arena. Estou muito feliz em poder levar esta festa a Taquaruçu e região", comemorou o parlamentar.
ExpoColméia
O município de Colméia retomou este ano a tradicional cavalgada que marca o início da Exposição Agropecuária de Colméia (ExpoColméia). O evento foi realizado em maio, e também contou com emendas do deputado Vilmar de Oliveira (Solidariedade).
O parlamentar demonstrou satisfação com o resultado obtido. “Além de movimentar a economia de Colméia e região, é uma grande oportunidade de atualização e capacitação para produtores", destacou.
Feiras agropecuárias movimentam a economia
Segundo a Federação da Agricultura do Estado do Tocantins (FAET), em 2022, além da geração de emprego e renda, os eventos movimentaram cerca de R$ 300 milhões em volume de negócios e um público de 740 mil pessoas.
Os eventos também foram importantes canais para os produtores rurais, do pequeno ao grande, trocarem informações e acessarem novas tecnologias. "O Tocantins tem vocação para produzir e por isso precisa ser estimulado por meio de eventos rurais, como nossas tradicionais exposições agropecuárias", afirma o presidente do Sistema FAET, Paulo Carneiro.
Ainda segundo a FAET, este ano devem acontecer ao todo, 39 feiras agropecuárias no Tocantins. Os eventos começaram em março e
devem terminar em outubro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário