quinta-feira, 18 de maio de 2023

Semana Internacional do Museu reforça a importância de preservar história

No Tocantins, o Museu Histórico Palacinho oferta exposições e mantém ambientes originais quando do seu funcionamento como sede do Governo do Estado

O Museu Histórico do Tocantins, mais conhecido como Palacinho, foi a primeira sede do Poder Executivo do Governo do Tocantins, sendo o primeiro edifício construído em Palmas. O Palacinho encontra-se na parte alta da cidade, permitindo ao visitante contemplar parte da Capital.

No museu, o visitante aprende sobre o mais jovem estado da federação, com exibições de textos, fotografias e objetos que contam um pouco sobre sua história. Além de manter ambientes originais, como o Gabinete do Governador, o Palacinho abriga exposições, Sala Multimídia e Sala de Leitura.

Com uma estrutura feita em madeira de jatobá, o Museu Histórico do Tocantins, conhecido popularmente como Palacinho, foi a primeira sede do Poder Executivo do Governo do Tocantins, além de ter sido o primeiro edifício construído na capital, Palmas.

Além disso, na parte externa, é possível visitar a primeira capela de Palmas, construída em 1989, assim como a própria estrutura do museu, e contemplar uma vista belíssima da cidade, cercado pela presença da natureza que rodeia as instalações.

O Palacinho está aberto à comunidade de segunda-feira à sábado. A entrada é franca e o horário de funcionamento é das 8h às 17 horas. As escolas podem agendar o passeio cultural para uma visita dirigida.

Associação Amigos do Palacinho

A Associação Amigos do Palacinho, por meio de um Acordo de Cooperação Técnica, faz a gestão do Museu Palacinho em parceria com o governo do Estado. Hoje a associação conta com 33 sócios fundadores e quatro sócios efetivos.

A inserção do museu na rota turística do estado do Tocantins é resultado das ações da Associação Amigos do Palacinho, a qual rendeu à entidade, em 2022, o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, promovido pelo Iphan.

O prêmio é realizado anualmente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O prêmio reconhece ações de excelência para preservação e promoção do Patrimônio Cultural Brasileiro. A entidade não governamental foi fundada em 2020 por um grupo de amigos com o objetivo de resgatar, reestruturar e preservar o Museu Histórico do Tocantins Palacinho, que acaba de alcançar mais uma conquista.

Da região Norte, apenas a Associação Amigos do Palacinho passou da etapa classificatória regional para o prêmio em nível nacional.

Conheça o Museu Palacinho pelo site https://museupalacinho.com

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário