Após dois anos sem realizar a Festa dos Bonecos Gigantes em formato presencial, esse ano retornaram com a Festa TabokaGrande. O ponto alto será neste sábado, 30, com O Encanto dos gigantes.
O evento é uma realização da promotora de eventos e operadora de turismo Oca Do Vento em parceria com o Instituto de Inovação Cultura e Turismo do Tocantins - ICULTUR com apoio da Fundação Cultural de Palmas e voluntários da comunidade de Taquaruçu ligados aos Tawera, a família de criadores de arte e cultura do Mestre Wertemberg Nunes.
Essa é a primeira realização nesse formato dos eventos da Aldeia TabokaGrande, que sempre aconteciam no feriado de carnaval. Em 2020 inovou desde a estrutura dos espetáculos como a programação, estendendo-se por todo o ano, ficando a apresentação dos Gigantes de Palmas no mês de julho.
A Festa começou com a Queima dos Tambores, que, excepcionalmente, aconteceu no sábado passado dia 23, devido às restrições ainda no período de carnaval desse ano. Em 2023 voltará a ser um sábado antes do carnaval.
Logo depois começou a Semana de Experiencia Turística Cultural O Corpo Saudável, que terminou às 16 horas do dia 29, com duas vivencias: Uma de massoterapia, Pisando o barro - pés no chão, com a Massoterapeuta Amanda Claro, com o objetivo conectar o indivíduo consigo e com a natureza e vivência de Arteterapia, conectando-se com seu eu interior, com a psicóloga Sílvia Carvalho, com o objetivo de proporcionar ao indivíduo boas reflexões sobre si mesmo, através da Arte-Psicoterapia.
Fez parte da programação um passeio pela estrada do Salvador até a Pedra Pedro Paulo, com enfoque nas PANCS (plantas alimentícias não convencionais), conscientização ambiental e preservação do bioma cerrado guiado por Juciely Rocha. No retorno, experiências com o ritmo capoeboicongo com mestre Wertemberg Nunes e o Maná dos Gigantes (alimentos para o corpo e alma) com Enes D'arc Rodrigues.
Neste sábado, 30, às 19:00 o grande momento: O Encanto dos Gigantes - Apresentação do encontro do Galos de Palmas com a Boiuna na arena dos gigantes da Aldeia TabokaGrande. A Boiuna representa a força feminina, uma cobra gigante que é carregada por 5 mulheres, encontra-se com os 5 bonecos Gigantes que simbolicamente representam figuras humanizadas das regiões metropolitanas da capital Palmas, misturando signos das tradições tupi-afro-brasileiras, com a cultura e princípios míticos amazônicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário