Aurielly Painkow
Tocantins tem atrativos turísticos pouco conhecidos e com beleza surreal. Cachoeira verde esmeralda e poço com água morna azul turquesa são preciosidades naturais da histórica cidade de Paranã
Fotos: Giovani Filho
A Cachoeira do Catoá é um dos santuários ainda pouco conhecidos no Tocantins. O atrativo fica na histórica Paranã, cidade localizada a aproximadamente 430 quilômetros da capital Palmas. São quase 70 metros de altura com águas verde esmeralda. Ao lado da belíssima queda d’agua ainda possui um poço que mina água morna com tom azul turquesa. Essas duas preciosidades da natureza ficam no distrito de Campo Alegre distante 80 quilômetros de Paranã.
O médico Giovani Filho, desbravador de lugares paradisíacos no Tocantins, já esteve no lugar e descreve o local como “surreal”. Ele diz que para conhecer e aproveitar, o ideal é pernoitar em Campo Alegre, e até o atrativo são mais 20 quilômetros de estrada de terra precária, mas segundo ele, ainda é possível o acesso com carro popular.
O local não possui estrutura alimentar e nenhuma logística de suporte, nem sequer regulamentação de valores para acesso, já que é um atrativo ainda pouco conhecido no Estado. O ideal é entrar em contato com antecedência e agendar a visitação. A região ainda está se adequando para receber turistas e é necessário levar seu próprio alimento. Vale lembrar que o acesso até a cachoeira é feito a pé e por trilha, são 22 quilômetros (ida e volta), boa parte é plana, o que exige amor a natureza e pelo menos um pouquinho de condicionamento físico.
Dicas: O Distrito de Campo Alegre possui apenas um único lugar para hospedagem, que é a Pousada Dona Maria Oderci, lugar simples mas extremamente aconchegante. São apenas 3 quartos. O café da manhã está incluso na diária e o jantar deve ser reservado com antecedência caso o turista deseje (comida caseira).
Serviço
Para ir a cachoeira - Contato com a Dona Maria Oderci cel: (63) 9 8444-8039) // insta: @pousadadonamariaoderci - Dona Maria Oderci agenda com condutores e guias locais para levar até o atrativo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário