Malena Mota
Cidade está entre as dez capitais escolhidas pelo MTur para integrar o projeto-piloto Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), iniciativa para preparar os municípios em experiências inovadoras
Fotógrafos: Lia Mara/Luciana Pires
A mais nova Capital do Brasil, com suas belas paisagens, concentradas principalmente na exuberância da natureza, com lago, serra, praias, pôr do sol, e em especial o Distrito de Taquaruçu, está preparada e organizada para receber turistas que desejam usufruir de todo lazer que as belezas naturais podem proporcionar.
A cidade está entre as dez capitais escolhidas pelo Ministério do Turismo (MTur) para integrar o projeto-piloto Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), uma iniciativa inédita no Brasil, que busca preparar os municípios para ofertar experiências inovadoras aos visitantes e promover melhorias da gestão e dos níveis de competitividade turística.
A capital do Tocantins também é reconhecida por realizar grandes eventos abertos ao público, que retomaram com grande estilo este ano, com a celebração do 15º Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT), um dos eventos fundamentais para movimentar todo o trade turístico da Capital.
O evento se tornou possível devido ao avanço da vacinação e queda nos números de infectados pela Covid-19. A Prefeitura Palmas, seguindo todos os protocolos de prevenção, realizou o evento, em formato presencial e aberto ao público, em seu local de origem, o Distrito de Taquaruçu, de 28 a 31 de outubro.
Para cumprir as normas sanitárias, o evento teve a presença atuante da Vigilância Sanitária Municipal (Visa), com barracas mais distantes e grandes áreas para circulação de pessoas, para que os visitantes se sentissem à vontade para curtir o festival com toda a família e experimentar diversas receitas criadas especialmente para a edição deste ano.
Em 2021, o FGT, por ser o primeiro evento teste, adaptado às medidas de segurança sanitária contra a Covid-19, também trouxe muitas novidades, como o Espaço Cozinha Show, além de abrigar a tradicional Cozinha Show, com as apresentações de grandes chefs de cozinha de renome nacional, como Guga Rocha e Katia Barbosa.
O local ficou mais amplo e confortável, em um túnel de 800 metros quadrados, com mais uma novidade, a Mercearia FGT - composta por estandes com produtos artesanais, como queijos, temperos e uma adega para degustação de vinhos e licores da região, dentre outros.
Os 27 participantes, espalhados pelo circuito gastronômico, também ganharam ambientes mais amplos para trabalharem, com estandes de 12 metros quadrados, o que proporcionou uma área com maior conforto e segurança para eles.
A nova estrutura também teve espaços instagramáveis, com decoração mais intimista e acolhedora, num um grande palco e dois espaços ‘Pocket Shows’, que abrigaram 17 apresentações de artistas regionais, e mais duas atrações de artistas culturais circenses, como palhaços, malabares, pernas de pau e personagens infantis que fizeram apresentações itinerantes em todo o circuito.
Para a criançada, também o evento contou com outra novidade no circuito, que foi o ‘Espaço Kids’, com brinquedos gratuitos, como pula-pula, piscina de bolinha, oficina de slime e pinturas em gesso.
Sucesso
Os quatro dias do FGT foram responsáveis pela movimentação de quase R$ 2 milhões, entre a venda de alimentos, montagem da infraestrutura e contratações de pessoas, shows, dentre outros.
Com objetivo de avaliar o novo formato e a proposta de ampliação do circuito do FGT, o público, turistas e a classe empresarial participaram de uma pesquisa de opinião. A iniciativa foi fruto da parceria entre a Prefeitura de Palmas, por meio da Agência Municipal de Turismo (Agtur) e Conselho Empresarial de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Tocantins (Cetur - Fecomércio-TO).
Realizada com 519 formulários de forma presencial, por meio de abordagens ao público de interesse no circuito e durante a programação do FGT, e ainda via on-line. Sobre a avaliação geral do evento, a pesquisa identificou que a grande maioria do público, 91%, avaliou o evento como ótimo ou bom.
Outro quesito bem avaliado foi o quanto os frequentadores do evento se sentiram seguros quanto às medidas de prevenção a Covid-19, com 80% de aprovação, com respostas entre bom e ótimo. A gastronomia também foi outro item com boa aprovação do público opinando positivamente.
O presidente do Cetur, Marcelo Perim, lembrou que o resultado da pesquisa servirá de base para as tomadas de decisões futuras. "Essa pesquisa voltada ao segmento de turismo na 15ª edição do FGT, onde foram levantadas informações a respeito do evento e da influência no setor do turismo, esses dados poderão ser usados para tomada de decisões sobre investimentos e melhorias no evento. A geração de números e informações sobre o turismo no estado é de fundamental importância para que o setor possa fazer o planejamento de investimento e maximizar o retorno de investimento e nesse sentido, e o Cetur Fecomércio atua no apoio ao trade turístico do Tocantins”.
A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, reforçou sobre o cuidado que a gestão teve na realização deste primeiro evento presencial, e a importância em realizá-lo, pois é uma marca de sucesso e cultural da gastronomia do Tocantins.
“Nós sabemos que não foi nada fácil. Depois deste longo período de crise, esse é o nosso primeiro evento teste presencial. O cenário epidemiológico nos permitiu avançar, com cuidado e cautela. O novo formato do FGT fortalece e resgata a sua essência e se apresenta como uma oportunidade de valorizarmos a rota turística e gastronômica, valorizando nossa gastronomia e nossa cultura”, disse a gestora.
Eventos apoiados pela Agtur
Festa da Colheita da Jabuticaba
E em 2021, outros eventos foram realizados com apoio da (Agtur) fomentando o turismo local, como a Festa da Colheita da Jabuticaba, que aconteceu em Taquaruçu no mês de novembro. Na tradicional festa, o público teve a oportunidade de provar os frutos diretamente do pé.
Neste ano, os organizadores criaram a Rota Gastronômica da Jabuticaba e, com isso, os estabelecimentos que aderiram ao projeto comercializaram os pratos e bebidas produzidos a partir da fruta.
Outro importante evento que também aconteceu no mês de novembro em Taquaruçu foi a IV Feira Jardim Encantado. No evento, teve exposição de trabalhos artísticos, oficinas e comercialização de produtos voltados para o mercado de jardinagem.
ExpoVerdeFlor
Maior feira de flores de Holambra, plantas ornamentais, mudas frutíferas e insumos para jardins¸ a 9ª edição da ExpoVerdeFlor Palmas, realizada em dezembro, na Capital, com o apoio da Prefeitura de Palmas, por meio da Agtur, ofereceu mais de 300 espécies de flores de Holambra, plantas ornamentais e mudas frutíferas, como limão taiti, laranja, jabuticaba, mexerica, uva, manga, além de insumos para jardins.
Nenhum comentário:
Postar um comentário