terça-feira, 28 de setembro de 2021

Santarém receberá o Encontro Nacional de Jornalistas e Comunicadores de Turismo

A realização será de 14 a 20 de outubro, em Santarém, com extensão à Ilha de Marajó, entre os dias 21 e 23, envolvendo uma programação técnica, de vivência e alternativas que se apresentam para o setor.

Santarém está confirmada como sede do Encomtur- João Ramid

Com o tema “Roteiros sustentáveis, empreendedorismo e comunicação especializada: novos formatos ressignificando o turismo e promovendo experiências”, o Encomtur – Encontro Nacional de Jornalistas de Comunicadores de Turismo será levado a dois dos destinos turísticos mais procurados no Estado do Pará.

Extensão à Ilha de Marajó é uma opção do evento - João Ramid

A realização está confirmada para o período de 14 a 20 de outubro, em Santarém, com extensão à Ilha de Marajó, entre os dias 21 e 23, envolvendo uma programação técnica, de vivência e alternativas que se apresentam para o setor.

As inscrições já estão abertas, pelo link encomturpara.yetilab.net, nas modalidades presencial e híbrida, para jornalistas e demais comunicadores especializados em Turismo, bem como para profissionais da área dos setores público, privado e entidades. O primeiro lote segue aberto até 30 de setembro e o segundo de 1 a 14 de outubro.

A inscrição garante ainda a participação no Encontro Multicultural do Tapajós, a sete press trips – incluindo a famosa região de Alter do Chão -, city tour, lançamento de roteiros turísticos pela malha fluvial, circuito de comercialização de produtos regionais, exposição fotográfica transatlântica, entre outros.

Alter do Chão – Melhor destino turístico nacional


Alter do Chão. João Ramid

Santarém é famosa pelo cenário exuberante, marcado pelo encontro dos rios Tapajós e Amazonas. As denominações de “Pérola do Tapajós” e “caribe brasileiro” remetem à Vila de Alter do Chão, a grande vencedora do XXXI Prêmio UPIS de Turismo, na categoria Melhor Destino Turístico Nacional em 2021.

Mas Santarém também se destaca pelas referências religiosas e sua arquitetura que nos remete ao século XVIII. Uma viagem ao passado com farta história, que os congressistas poderão vivenciar.

Em Santarém, cultura e história se entrelaçam em uma das cidades mais antigas da Amazônia, fundada em 22 de junho de 1661, que hoje possui mais de 300 mil habitantes. Em 1758 foi elevada à categoria de Vila e quase um século depois, à categoria de cidade, em 28 de outubro de 1848. Santarém está incluída no plano das cidades históricas do Brasil, por ser uma das mais antigas e culturalmente significativas para o Estado do Pará.

Uma terra de gente hospitaleira por tradição, de farta cultura e culinária da melhor qualidade. Profissionais de destacam na música, terra de Sebastião Tapajós; terra do carimbó, do Sairé e de danças típicas com qs saias rodadas e multicoloridas.

Programação inclui lançamento de roteiros turísticos pela malha fluvial - João Ramid

A programação inclui a presenta de outros municípios paraenses com iniciativas turísticas exitosas.  Um dos destaques é Augusto Corrêa, que apresentará o ‘case’ da Fazenda Bacuri, inserida na rota Amazônia Atlântica, que reúne roteiros múltiplos e iniciativas ligando o turismo a diversas cadeias produtivas, como a de beneficiamento de frutas da Amazônia.

Na linha da projeção e importância do Turismo Rural, os municípios de Parauapebas e de Tracuateua também estarão integrados à programação do Congresso, assim como representantes do turismo nos municípios de Salinópolis, Ilha de Marajó e Belém.

Apoios

Segundo os organizadores, o evento conta com apoio do Governo do Pará, Prefeitura de Santarém, Fecomércio/PA, Cetur/PA, Secretaria Regional de  Desenvolvimento do Marajó, Associação Comercial de Santarém, Conselho Municipal de Turismo de Parauapebas (Comtup), Fórum de Turismo do Estado do Pará (Fomentur), Conselho de Turismo do Município de Belém (Comtur), Coordenação de Turismo de Belém (Belémtur), Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav/PA); Associação Brasileira de Organização de Eventos, Congressos e Feiras (Abeoc); Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó (Amam); Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/PA); Sindicato dos Diretores Lojistas do Pará (Sindilojas); Associação Búfalos do Pará (ABF), entre outros parceiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário