O anúncio da reabertura da ponte Hercílio Luz, unindo Florianópolis ao continente, palestras sobre a realidade do turismo ķnacional e o potencial turístico da região Serras Catarinenses, marcaram o início do XXXVI Congresso Nacional da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo- Abrajet Nacional, na manhã desta quinta-feira 28, em Urubici, umas das cidades de clima mais frio do país.
Segundo o presidente da Abrajet Nacional, Evandro Novak, o congresso da entidade recebeu apoio total do poder executivo, legislativo e do trade local, o que viabilizou sua realização em tempo recorde.
O secretário de Comunicação de Santa Catarina, Ricardo Dias, representando o governador Carlos Moisés, foi quem anunciou a reabertura da ponte Hercílio Luz. O secretário enalteceu o fato de Santa Catarina possuir dez atrativos com o selo internacional Bandeira Azul e relatou ações do governo estadual para o fortalecimento do turismo no Brasil e no mundo.
O prefeito de Urubici, Antonio Zilli, demonstrou otimismo com o crescimento da cidade na área do turismo, revelando que estão disponíveis 3700 leitos em mais de 300 meios de hospedagem no município. Segundo ele, a população do município, que faz parte do Parque Nacional de São Joaquim, quase dobra durante o inverno.
Ainda na parte da manhã, o diretor de relações institucionais do Ministério do Turismo, Bob Santos, fez a palestra de a abertura do evento, afirmando que o governo federal está engajado e que o momento é de celebração. "O presidente Bolsonaro vê o turismo como mola propulsora da economia", enfatizou. Como exemplo, Bob Santos citou a manutenção e fortalecimento do Ministério do Turismo com a agregação da Secretaria da Cultura e a transformação da Embratur em agência, transformando-se em um super ministério.
Uma palestra sobre o potencial turístico do município e a assinatura da Carta de Urubici reivindicando investimentos estaduais e federais em infra-estrutura na região das serras catarinenses, tornando realidade o "Caminho das Neves" encerraram as atividades da manhã ".
Combate ao Turismo Sexual
A assinatura do Acordo de Cooperação entre as Abrajet Nacional e AFEET Brasil, para combate ao turismo, iniciou as atividades da tarde. Em seguida, uma representante de Marta Rossi, presidente do Festival de Turismo de Gramado, falousobre os 31 anos de existência do evento .
A próxima palestra foi com o presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Ivan Naatz, que abordou o tema: "Santa Catarina e seu potencial turístico". Houve também palestras com representantes da Santur, da ABIH Santa Catarina e uma conversa com o CEO do Machadinho Thermas Resort Spa Juarez Tavares sobre a Importância das Mídias para o segmento do Turismo. As atividades do dia foram encerradas com um painel sobre o potencial turístico da região.
Mesa de honra
A mesa de honra de honra foi composta pelo prefeito de Urubici, Antonio Zilli; presidente da Abrajet Nacional, Evandro Novak; secretário de Relações Institucionais do Ministério do Turismo, Bob Santos; secretário de Comunicação Social do Estado de Santa Catarina, Ricardo Dias, e o deputado Ivan Naatz, presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário