O centro histórico de Natividade remonta ao século XVII
Em visita a Natividade, o presidente da agência de turismo, cultura e economia criativa do Tocantins , Tom Lyra , visitou os principais pontos turísticos da histórica cidade e garantiu que o governador Mauro Carlesse vai incentivar a cultura local para alavancar o turismo da região e gerar emprego e renda para a comunidade. “O turismo cultural é absolutamente possível em Natividade”, afirmou o presidente .
A primeira parada foi no auditório do ministério público para uma audiência pública com a Prefeita Martinha e o Secretário de Turismo Orlando. Participaram também da reunião toda comunidade organizada em associações, representantes das agências de viagem, dos hotéis, dos representantes do IPHAN e da associação comercial.
Na casa da Dona Romana, personagem histórica do município e muito conhecida pelas construções de esculturas místicas utilizando pedra canga. Tom Lyra teve uma conversa longa e reservada com a líder religiosa.
Em seguida, ele visitou a fábrica do tradicional biscoito de Natividade “Amor Perfeito”, da Tia Naninha, onde apresentaram a ele o café para o turista . O presidente conheceu ainda a ourivesaria Mestre Juvenal, acompanhando de perto como se produz uma joia utilizando a técnica da filigrana.
O culto ao Divino Espírito Santo é forte em Natividade
A última parada foi nas ruínas da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Lyra foi recebido por grupos de capoeira de Luanda, conheceu a súcia, dança folclórica comum no Sudeste do Estado, e arriscou alguns passos.
No encerramento da visita a Natividade Tom Lyra se reuniu com moradores no restaurante casarão, quando apresentou as propostas do governador para transformar o Tocantins com o Turismo, a cultura e economia criativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário